SóProvas


ID
2438065
Banca
IBADE
Órgão
PC-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A atuação do calor de forma direta sobre a pele humana provoca:

Alternativas
Comentários
  • Gab: Letra A

     

    O calor pode atuar de forma difusa ou direta. O Calor direto tem por consequência as queimaduras, de maior ou menor extensão, mais ou menos profundas, infectadas ou não, advindas das ações da chama, do calor irradiante, dos gases superaquecidos, dos líquidos escaldantes, dos sólidos quentes e dos raios solares. São, portanto, lesões produzidas geralmente por agentes físicos de temperatura elevada, que, agindo sobre os tecidos, produzem alterações locais e gerais, cuja gravidade depende de sua extensão e profundidade

  • Gab: A

    A dúvida que poderia gerara na questão era sobre a alternativa "a" ou "d". Por que não é alternativa"d" o estudo das lesões térmicas abrange tanto as lesões causadas por calor ou pelo frio, que podem ser produzido de modo DIRETO ou DIFUSO. No que tange a modalidade difusa, ou indireta, temos as MILIÁRIAS que na verdade são inflamações da pele causado pela obstrução da glândula sudorípara, ou seja, glândulas que produzem o suor. Que tem importante função no organismo humano, por ex.: expulsão de impureza do corpo, regulação da temperatura. Temos os seguintes tipos de miliária: sudamina, brotoeja, pustulosa e profunda.

  • Trata-se de uma questão de Traumatologia, que avalia o conhecimento do candidato sobre a lesão resultante da atuação do calor sobre a pele humana, de forma direta. Atenção aos detalhes que o enunciado fornece: modalidade de temperatura (calor), forma de atuação (direta).


    a) CERTA. O calor pode atuar de duas formas: difusa ou direta. As queimaduras são lesões resultantes da atuação direta do calor, em qualquer de suas formas, sobre o revestimento cutâneo e/ou o organismo. Estas podem ser de maior ou menor extensão e profundidade. São exemplos de agentes que podem causar esse tipo de lesão: ação da chama, do calor irradiante, gases superaquecidos, líquidos escaldantes e sólidos quentes.


    b) ERRADA. Fraturas são lesões causadas por energia de ordem mecânica de ação contundente (o calor é uma energia de ordem física), que decorrem dos mecanismos de compressão, flexão ou torção e caracterizam-se pela solução de continuidade dos ossos. O calor não causa fraturas.


    c) ERRADA. Nas lesões por artefatos explosivos, podemos ter danos de origem mecânica, e por ação da onda explosiva resultante. A onda explosiva é proveniente das ondas de pressão e sucção, e essas lesões compõem a chamada síndrome explosiva ou blast injury. Trata-se de um conjunto de manifestações violentas que é produzido pela expansão gasosa de uma explosão potente, acompanhada de uma onda de pressão ou de choque que se desloca brusca e rapidamente em uma velocidade muito grande. O calor não causa as síndromes chamadas de blast.


    d) ERRADA. A miliária é um distúrbio relacionado à ação do calor difuso (e não direto!!), que resulta da obstrução do fluxo do suor ao longo dos dutos excretores das glândulas sudoríparas. O calor direto não causa miliária. 


    e) ERRADA. A geladura é um tipo de lesão causado pela ação direta do frio. A ação direta do calor não causa geladuras, e sim queimaduras.


    Gabarito do professor: alternativa A
  • O blast está ligado às explosões;

    a geladura à ação do frio de forma direta;

    a fratura ao trauma;

    e a milária às doenças do calor.

  • O prof Genival França aponta como modalidades de atuação difusa do calor a insolação e a intermação.

  • ATUAÇÃO DIFUSA DO CALOR: insolação e intermação.

    x

    ATUAÇÃO DIRETA DO CALOR: queimadura;

    ATUAÇÃO DIFUSA DO FRIO: hipotermia

    x

    ATUAÇÃO DIRETA DO FRIO: geladura.