Conceito 1.O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002, p. 35).
2. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objectivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção (ALVAREZ, 1990, p. 17).
3. Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário.
COMENTÁRIO
Já ouviram falar na frase “ninguém é culpado, mas ao mesmo tempo todo mundo é.”? Pois é, essa frase que caiu no ditado empresarial e não sai da boca dos líderes e chefes mundo afora vem das teorias aprendizado organizacional e de pensamento sistêmico.
Por mais centrado e humilde que seja o empregado, sua tendência sempre será primeiro ver o que os outros fizeram de errado, para depois olhar “para seu próprio umbigo”, o que faz com que sempre tentemos responsabilizar terceiros pela falhas ocorridas. O que torna a primeira partezinha da primeira afirmação correta. Para o resto vamos conceituar pensamento sistêmico.
Desde o ensino fundamental ouvimos falar do que é sistema: ” um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.” Pronto, pensamento sistêmico é levar esse conceito, essa visão, para dentro de uma empresa. A empresa funciona como um sistema, onde tudo está conectado e tudo é relevante para o bom funcionamento da empresa. “Quebrar” uma parte da empresa pode ter grandes consequências.
Tendo em vista esse conceito de que nada na empresa é isolado, e sim a empresa é um todo e deve ser assim tratada, para nada existe UM só culpado e sim todos são culpados, como diz nossa afirmação I.
Um sistema sempre busca a homeostase, ou seja, ele sempre buscar se equilibrar. Sempre que aparece algo que o tire de uma situação de conforto, ele visa voltar a essa situação. Muito comum isso no nosso corpo, com nossas reações a esforço, como o suor, ou a uma doença, como o sintoma da febre. Isso acontece em uma empresa também, toda empresa busca um equilíbrio, uma situação de conforto para atuar e, assim como no corpo ficamos com uma “lembrança imunológica” quando temos uma doença e acabamos por ter os anticorpos contra ela, nas empresas ficam os aprendizados das situações de problemas. Ainda na comparação com um sistema, não é pelo fato de você cortar seu pé que seu coração vai parar de bater. Ou seja, por mais que tenhamos um problema não abandonamos outras questões importantes, como diz a afirmação II.
Agora que sabemos que as duas são verdadeiras, tem a mais parte mais chata. Uma justifica a outra? Se você ler rápido as duas afirmações vai ver que, por mais que as duas falem do mesmo assunto, a relação de causa e consequência não é verdadeira. Se a segunda trouxesse o conceito de pensamento sistêmico a relação justificaria, mas você ler tudo junto fica uma lacuna sem explicação. Então,
RESPOSTA LETRA B
FONTE : ADM COMENTADA