SóProvas


ID
2438386
Banca
IBADE
Órgão
PC-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As lesões por precipitação são provocadas por energia de ordem:

Alternativas
Comentários
  • As lesões por precipitação são provocadas por energia de ordem mecânica

  • “Lesões por precipitação. As lesões por precipitação foram sumariamente descritas por Leon Thoinot: “Pele intacta ou pouco afetada, rupturas internas e graves das vísceras maciças e fraturas ósseas de características variáveis." Além da precipitação de edifícios ou de estruturas de grande altitude, existem também os acidentes graves do paraquedismo profissional ou amador, que vão desde as luxações ou fraturas por retenção da cinta extratora ou os ferimentos por arrastão em terra, até a morte quando os paraquedas funcionam mal ou não funcionam. Um detalhe que chama a atenção no conjunto das alterações produzidas no corpo pela precipitação é a desproporção entre as lesões cutâneas – relativamente insignificantes, e as gravíssimas lesões ósseas e viscerais." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.255

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
  • Lesão por precipitação pode ocorrer quando alguém pula do alto de um prédio, o chãos será o agente vulnerante, neste caso um agente contundente. 

  • "Segundo o França, as lesões por precipitação foram sumariamente descritas por Leon Thoinot: Pele intacta ou pouco afetada,rupturas internas e graves das vísceras maciças e fraturas ósseas de características variáveis" Além da precipitação de edifícios ou de estruturas de grande altitude, existem também os acidentes graves do paraquedismo profissional ou amador, que vão desde as luxações ou fraturas por retenção da cinta extratora ou os ferimentos por arrastão em terra, até a morte quando os paraquedas funcionam mal ou não funcionam. O autor destaca, ainda, que quando o corpo é impactado pela sua extremidade superior, ou seja, quando a cabeça choca-se com o solo, encontra-se geralmente um tipo de fratura chamado em "saco de noz" caracterizada pela integridade ou quase integridade do couro cabeludo e de múltiplas fraturas da calvária, laceração da massa encefálica e herniamento do cérebro. Podem ocorrer também fraturas vertebrais e rupturas de vísceras maciças pela contusão e hiperflexão do

    corpo."

    gabarito letra D

  • Gab. D

    A defenestração representa as lesões por precipitação. Portanto, caso seja indagado sobre esse nome vc já sabe.

    As lesões por precipitação podem ser:

    a)acidentais: o corpo fica bem próximo do edifício

    b)homicidas: o corpo da vítima fica numa distancia relativamente perto do prédio

    c)suicídio: o corpo fica bem longe do edificio, haja vita a vitima pegar muito impulso.

  • GAB: LETRA D

    As lesões por precipitação são estudadas no capítulo das energias mecânicas – ação contundente. Assim, temos que instrumento contundente é todo e qualquer objeto que nos cerca, capaz de causar lesão, agindo por pressão, percussão, deslizamento, esmagamento, etc.

  • LESÕES POR PRECIPITAÇÃO

    As lesões por precipitação foram sumariamente descritas por Leon Thoinot: “Pele intacta ou pouco afetada, rupturas internas e graves das vísceras maciças e fraturas ósseas de características variáveis.”

    Hoje, a tendência dos que fazem a perícia de local em casos desta natureza é considerar que no acidente o corpo quase que desliza rente à parede, a pouca distância, até encontrar um obstáculo por não haver impulso inicial mas somente a ação da gravidade. No homicídio, a distância horizontal de afastamento entre o ponto de queda e a projeção vertical do ponto de lançamento seria mais considerável em face do impulso proporcionado por alguém à vítima. E, no suicídio, aquela distância ainda seria maior, uma vez que o suicida seria projetado por um impulso desejado que o levaria a uma distância ainda maior.

    Não se pode esquecer das precipitações como forma de simulação de suicídio em indivíduos já mortos. Nesses casos, levam-se em conta as reações vitais das lesões cutâneas e viscerais, inclusive a presença de outras formas de lesões, produzidas por energias ou modalidades diversas e não explicadas pela precipitação.

    Fonte: livro do França