-
Gab A
Barotrauma é uma manifestação patológica ligada a variações de pressão no interior do corpo.
-
Obrigada, Juliane!
-
obrigado querida.....
-
ANALISANDO A QUESTÃO:
1° PARTE: Um mergulhador que saí do fundo de um rio
Nesse caso, o corpo do mergulhador estava com a pressão interna Aumentada ou seja estava sob o efeito de uma compressão.
2° PARTE: e sobe muito rapidamente pode estar sujeito aos efeitos da descompressão.
OU seja, ocorreu a descompressão brusca do interior do corpo.
Barotrauma: são lesões provocadas pela variações de pressão no interior do corpo, ocorre quando há a compressão (intoxicação pelo oxigênio, nitrogênio e gás carbônico) associado a descompressão brusca do interior do corpo, provocando uma embolia no sangue, devido a grande quantidade de gases dissolvidos no sangue.
OBS: É muito comum correr em mergulhadores.
-
se o mergulhador subir rápido e não eliminar o ar em excesso, haverá uma hiperdistenção alveolar que poderá chegar ao ponto de romper suas paredes. É tbm conhecido como "barotrauma pulmonar".
-
No caso do mergulhador, o barotrauma trata-se de trauma causado por hiperpressão atmosférica, ocasionando a chamada "doença dos caixões" ou síndrome de Poll e Watelle. Comum em mergulhadores e escafandristas, que estão sujeitos aos efeitos da compressão ou descompressão bruscas.
GABARITO: A
-
A rápida subida em mergulhadores autônomos ( uso de cilindro ) pode provocar duas condições totalmente distintas :
Doença descompressiva ( mal dos caixões), raramente letal .
Barotrauma pulmonar - Pode evoluir para embolia traumática pelo ar. É a segunda maior causa de morte em mergulhadores , perdendo somente para o afogamento.
Fonte Hygino Hercules. - Melhor literatura sobre o tema de baropatias.