SóProvas


ID
2438413
Banca
IBADE
Órgão
PC-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante operação de rotina, a Polícia Militar identificou um indivíduo dirigindo de maneira descontrolada, tendo sido abordado e encaminhado para a Polícia Civil. Ao chegar na Delegacia, os policiais civis perceberam que tal indivíduo estava com andar cambaleante. Encaminhado para perícia no Instituto médico-legal, o perito afirma que o indivíduo examinado está com forte hálito de álcool, taquicardia e congestão das conjuntivas. Pode-se afirmar que estes são sinais que representam:

Alternativas
Comentários
  • Segundo formulário definido pelo Contran, o agente de trânsito, ao autuar o motorista, vai descrever o suspeito de embriaguez a partir de sua aparência (sonolência, olhos vermelhos, vômito, odor de álcool), atitude (agressividade, exaltação), orientação, memória, capacidade motora e verbal.

  • Gabarito: Letra B

    Afirma Genival França que, com relação à embriaguez alcoólica, a ingestão desta substância pode trazer as seguintes manifestações clínicas:

    a) Manifestações físicas: (um indício isolado não deve ser considerado como determinante de embriaguez). Tal prova deve ser vista em conjunto com as manifestações neurológicas e psíquicas):

    Congestão das Conjuntivas;

    Taquicardia;

    Taquipnéia;

    Hálito alcoólico-acético.

    b) Manifestações neurológicas: Aquelas ligadas à alteração do equilíbrio, da marcha e das pertubações da coordenação motora.

    (Observação: Sinal de Romberg representa dificuldade que o sujeito tem quando, em pé, faz o chamado "quatro" com as pernas.

    c) Manifestações psíquicas: ocorrem de maneira progressiva. Começam pelas alterações de humor, da atenção, até atingirem os impulsos menores.

    FONTE: Wilson Luiz Palermo 2016, Juspodivm.

  • é sacanagem uma questão dessas kkkk