SóProvas


ID
2438611
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas e bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito e se posicionar diante dele de maneira ética. Assim, não é princípio da bioética

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

    Segundo a Teoria Principialista destacando os 4 princípios da Bioética:

     

     

    autonomia,

    beneficência,

    não maleficência

    justiça.

  • A) princípio da justiça estabelece como condição fundamental a eqüidade: obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido.

    B) princípio da autonomia: As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida.

    C) princípio da beneficência: refere-se à obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo.  

    D) O princípio da não-maleficência: Esse, estabelece que a ação sempre deve causar o menor prejuízo ou agravos à saúde do paciente

    E) Jurisprudência: conjunto das decisões e interpretações das leis feitas pelos tribunais superiores, adaptando as normas às situações de fato.

    Perceba que do A ao D as alternativas possuem definições de "proteção ao outro".

  • São princípios da bioética:

    Justiça - ser equitativo e justo; igualdade de tratamento entre iguais e tratamento diferenciado entre desiguais, de acordo com a necessidade individual.

    Respeito a autonomia - liberdade individual a cada um de determinar suas próprias ações, de acordo com sua escolha; reconhecer sua competência para tomar decisões por parte dos profissionais; decisões tomadas de acordo com valores e convicções pessoais.

    Beneficência - fazer o bem e evitar o mal para as pessoas ou sociedade; ajudar os outros a obter o benefício ou o que promova o bem-estar e reduzir riscos maléficos (danos).

    Não maleficência - não causar mal ou dano ao paciente; distribuir benefícios da benevolência entre as pessoas.

    Fidelidade - criação de confiança entre o profissional e o cliente; compromisso de ser fiel no relacionamento com o outro. A confiança é a base para qualquer relacionamento e para a confidência espontânea.

    Portanto, quando a enfermeira implementa um plano e o monitora é um sinal de confiança entre paciente e profissional. Portanto, jurisprudência não é um princípio da bioética.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia Oguisso T. Ética e Bioética. Desafios Para a Enfermagem e a Saúde. Manole, 2006.
  • Princípios da Bioética:

    Beneficência, não maleficência, autonomia e justiça.