SóProvas


ID
2439103
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto à questão da Sustentabilidade Urbana, leia atentamente as afirmativas abaixo:
I. As cidades que demonstram níveis mais elevados de renda tendem a gastar mais energia e gerar mais resíduos sólidos.
II. As cidades que demonstram níveis mais baixos de renda tendem a gastar mais energia e gerar mais resíduos sólidos.
III. O preço da água ofertada aos domicílios e às indústrias, na maioria das vezes, apresenta um custo mais baixo do que o custo real de obtenção, tratamento e distribuição deste insumo, em grande parte devido à subsídios governamentais. Como resultado, os consumidores finais têm pouco conhecimento da cadeia de tratamento e distribuição e, por consequência, nenhum incentivo para preservar os recursos hídricos.
IV. Particularmente, nas cidades dos países em desenvolvimento, a coleta inadequada de resíduos e as redes de esgotamento sanitário com seus ineficientes sistemas de manejo e destinação, não são as maiores causas da poluição urbana e de riscos para a saúde pública.
Da leitura acima, pode-se inferir que

Alternativas
Comentários
  • I. As cidades que demonstram níveis mais elevados de renda tendem a gastar mais energia e gerar mais resíduos sólidos.(CORRETO, QUANTO MAIOR PODER AQUISITIVO MAIOR A PRODUÇÃO DE LIXO, POIS O CONSUMISMO É DESENFREADO.)

    II. As cidades que demonstram níveis mais baixos de renda tendem a gastar mais energia e gerar mais resíduos sólidos.(ERRADO)

    III. O preço da água ofertada aos domicílios e às indústrias, na maioria das vezes, apresenta um custo mais baixo do que o custo real de obtenção, tratamento e distribuição deste insumo, em grande parte devido à subsídios governamentais. Como resultado, os consumidores finais têm pouco conhecimento da cadeia de tratamento e distribuição e, por consequência, nenhum incentivo para preservar os recursos hídricos. (CORRETO, A POPULAÇÃO É LEIGA EM RELAÇÃO AO CICLO E TRATAMENTO DA ÁGUA, NÃO SABEM OS ALTOS CUSTOS OPERACIONAIS PARA DEIXAR A ÁGUA POTÁVEL)

    IV. Particularmente, nas cidades dos países em desenvolvimento, a coleta inadequada de resíduos e as redes de esgotamento sanitário com seus ineficientes sistemas de manejo e destinação, não são as maiores causas da poluição urbana e de riscos para a saúde pública.(ERRADO, PELO CONTRÁRIO, COLETA INADEQUADA E INEFICIÊNCIA DAS REDES DE ESGOTAMENTO SÃO UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DA POLUIÇÃO URBANA)

    Da leitura acima, pode-se inferir que

  • Essa é uma questão que também envolve atenção! Os itens I e II, por exemplo, se contrapõem, logo não poderão ambos estarem corretos. E sabemos muito bem que são justamente a coleta inadequada de resíduos (ou a ausência de coleta) e as redes ineficientes e/ou inexistentes de esgotamento sanitário que causam grande parte da poluição nas cidades.

    Caso alguém se interesse pela problemática do saneamento básico, vale muito a pena assistir ao documentário intitulado: A realidade do Saneamento Básico no país.

    Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=69N9aYM9bco

    Link do Instituto Trata Brasil: http://tratabrasil.org.br/

    Bons estudos a todos!