SóProvas


ID
2439850
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A técnica de maceração ou preparo de esqueletos desarticulados consiste em linha geral da retirada dos tecidos moles das estruturas, cujos componentes a serem retirados podem ser: 

I. Músculos.
II. Fáscias.
III. Tendões.
IV. Feixes vásculo-nervosos.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Comentários
  • C de CASA

  • A preparação de esqueletos pode ter finalidade científica, para a qual, normalmente, os ossos ficam totalmente desarticulados ou semi-articulados e armazenados em caixa de papelão, ou ainda para fins didáticos e de exposição, quando devem permanecer articulados e montados em posição de vida. Qualquer que seja o objetivo em mente, uma limpeza previa deve ser procedida. Toda musculatura possível deve ser separada do esqueleto.

    A maceração é o processo de submergir a espécie em água no recipiente e deixando que as bactérias decomponham os tecidos moles, restando só o esqueleto. O animal deve ser desencarnado o máximo possível para aceleração do processo, tomando-se o cuidado de não danificar ou perder nenhum osso.

    A resposta estava na pergunta: "a técnica consiste em linha geral da retirada dos tecidos moles das estruturas", logo, todos os componente citados (qualquer coisa que não seja osso) devem ser retirados.

    A técnica exige: limpeza, maceração, desengorduramento, branqueamento, armazenamento e a montagem didática.

    BONS ESTUDOS!