- ID
- 337963
- Banca
- CS-UFG
- Órgão
- UFG
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Biomedicina - Análises Clínicas
- Assuntos
Os cuidados pré-analíticos devem definir
Os cuidados pré-analíticos devem definir
Em relação à acidentes com material biológico potencialmente contaminantes, a conduta correta após o acidente é:
O programa de treinamento e educação em saúde do trabalhador é fundamental e deve ser repetido regularmente a fim de seformar consciência prevencionista. Seu conteúdo deve contemplar:
Considera-se Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, além do previsto na NR-09 deve conter, exceto:
O prazo de validade do PPRA é:
O Programa de Controle Médico de saúde Ocupacional – PCMSO, além do previsto na NR-07, prevê o reconhecimento e a avaliação dos riscos biológicos e à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos pelos trabalhadores, deve constar no PCMSO:
A portaria que dispõe sobre o preenchimento de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), em casos de quadro compatível com causas externas e com doenças e acidentes relacionados ao trabalho, é:
O conjunto das Informações sobre os agravos à saúde relacionados ao trabalho visa atender a especificidades e necessidades da área de saúde do trabalhador no que diz respeito ao SIH/SUS. Das informações Básicas que deverão constar da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e do respectivo Laudo Médico para Emissão de AIH, não deve constar:
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o empregado segurado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
Não é considerado acidente de trabalho:
A Portaria Interministerial N 482/MS/MTE de 16/04/1999, estabelece que todo estabelecimento que realiza esterilização, reesterilização ou reprocessamento por gás deve atender a essa portaria.
O gás em questão é:
De acordo com a Norma Operacional da Saúde do Trabalhador (NOST-SUS), a Gestão Plena do Sistema Municipal, assumirá, além das já previstas pela condição de Gestão Plena da Atenção Básica, as seguintes ações de saúde do trabalhador, exceto:
De acordo com a Portaria N.3120 de 01 de julho de 1998, que aprovou a Instrução Normativa de Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS, tem como princípios, exceto:
O atendimento das exigências da NR-32, com relação às radiações ionizantes, é correto afirmar que:
Programa Integrado de Assistência ao Acidentado do Trabalho (PIAT), O referido programa deverá englobar, nos casos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais ou do trabalho, exceto:
As áreas da instalação radiativa devem estar devidamente sinalizadas em conformidade com a legislação em vigor, e deve conter:
A exposição ocupacional a material biológico deve ser avaliada quanto ao potencial de transmissão de HIV, HBV e HCV com base nos seguintes critérios, exceto:
Os agentes biológicos que provocam infecções no ser humano ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes, pertencem à seguinte classe de risco:
Os agentes biológicos que afetam humanos e animais são distribuídos em classes de risco.
Assinale a alternativa que apresenta apenas microorganismos de classe 3.
Os rejeitos radioativos devem ser tratados conforme disposto na resolução:
Os resíduos classificados como grupo B, possuem características que deverão estar contidas na Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ, conforme NBR 14725 da ABNT e Decreto/PR 2657/98.
Com relação a esses resíduos, assinale a afirmativa incorreta.
A água utilizada no laboratório deve ser purificada para que não produza interferências nos testes e ensaios. Vários são os processos de purificação disponíveis para utilização em laboratório.
O processo de purificação mais eficiente para a remoção de NaCl é:
De acordo com a RDC 302/05, o laboratório e o posto de coleta laboratorial devem possuir instruções escritas para o transporte de amostra de pacientes (Fase pré-analítica). Com relação ao que deve constar nas instruções, assinale a afirmativa incorreta.
O laboratório clínico tem de assegurar a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados, por meio de controles interno e externo da qualidade.
Os programas de Controle Interno da Qualidade (CIQ) e Controle Externo da Qualidade (CEQ) devem ser documentados, contemplando:
O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem manter atualizados e disponibilizar, a todos os funcionários, instruções escritas de biossegurança.
Com relação ao que deve ser divulgado, assinale a afirmativa incorreta.
Existem quatro níveis de Biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, relacionados aos requisitos crescentes de segurança para o manuseio dos agentes biológicos, terminando no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção.
Assinale a alternativa que apresenta o procedimento padrão de laboratório NB-2.
As instalações laboratoriais devem ser compatíveis com as regulamentações Municipais, Estaduais e Federais. O laboratório deve se projetado de modo a permitir fácil limpeza e descontaminação.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microorganismos, devem ser acondicionados de maneira compatível com o processo de tratamento a ser utilizado como a incineração.
Estes resíduos são classificados como sendo:
Centrífugas ou outros equipamentos que possam produzir aerossóis, devem ser refreados por meio de dispositivos que liberem o ar através de filtros absolutos, tipo HEPA, antes de serem descarregados no ambiente do laboratório.
Esses sistemas de filtração devem ser testados no mínimo uma vez por ano ou de acordo com a especificação do fabricante; tal procedimento é aplicável em laboratórios de Nível de Biossegurança.
Os resíduos classificados como Grupo D, devem ser acondicionados de acordo com as orientações dos serviços locais de limpeza urbana, utilizando-se sacos impermeáveis, contidos em recipientes.
Usando o código de cores e suas correspondentes nomeações, baseadas na Resolução CONAMA 275/2001, o saco para acondicionar metais deve ser da cor:
Os principais riscos devem ser sinalizados com símbolos internacionais e com cores associadas a perigos. Assinale a alternativa que indica os riscos sinalizados pela cor púrpura.
O documento que regulamenta o uso de Equipamentos de Proteção Individual, é:
O abrigo externo de resíduos deve ser dimensionado de acordo com o volume de resíduos gerados. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
Em relação ao tratamento de resíduos de serviço de saúde, é correto afirmar que:
Os Serviços de Saúde devem atender às Normas Regulamentadoras para o conforto dos seus trabalhadores. Com relação às normas de biossegurança, assinale a afirmativa correta.
Para a classificação correta dos agentes microbiológicos quanto ao grupo de risco, deve-se levar em consideração:
Os estabelecimentos com até 300 trabalhadores devem ser dotados de locais para refeição, que atendam os seguintes requisitos mínimos:
O descarte de resíduos do grupo classificado como A3, deve ser feito por meio de:
As salas destinadas a raios X devem dispor de:
Assinale a alternativa que apresenta a principal, em termos probabilísticos, via de contaminação.
Assinale a alternativa que não indica um equipamento de proteção individual.
É vedada a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança do trabalhador. O local para realização desses procedimentos deve dispor de:
No Mapa de risco, ruídos e radiação ionizantes, devem ser representados pela cor:
As instalações dos sistemas de ventilação para um laboratório de NB-4 deve conter:
Considerando as normas de biossegurança empregadas em áreas
laboratoriais, julgue os itens a seguir.
As luvas são equipamentos de proteção individual descartáveis.
Considerando as normas de biossegurança empregadas em áreas
laboratoriais, julgue os itens a seguir.
Em áreas laboratoriais é recomendado o uso de calçados que deixem os dedos expostos.
Considerando as normas de biossegurança empregadas em áreas
laboratoriais, julgue os itens a seguir.
O escudo de proteção contra respingos deve ser utilizado em atividades geradoras de aerossol como a abertura de tubos de sangue.
Considerando as normas de biossegurança empregadas em áreas
laboratoriais, julgue os itens a seguir.
As luvas disponíveis no mercado garantem proteção exclusivamente contra solventes orgânicos voláteis.
Considerando que as boas práticas de laboratório tratam da
organização, processos e condições sob as quais estudos de
laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados
e relatados, julgue os itens que se seguem.
Durante a realização de experimentos, solventes voláteis podem ser pipetados diretamente com a boca.
Os hemoderivados, como albumina, imunoglobulinas,
concentrado de fator VIII e o concentrado de fator IX, são
medicamentos essenciais para o tratamento de algumas doenças.
Considerando o fracionamento industrial de plasma para a
obtenção de hemoderivados, julgue os itens a seguir.
Atualmente, em virtude as técnicas de fracionamento de hemoderivados do plasma, os riscos de infecção por vírus sanguíneos podem ser totalmente excluídos.
Considerando-se características gerais do crioprecipitado,
julgue os itens seguintes.
Obtém-se o crioprecipitado a partir do aquecimento de plasma fresco.
Considerando-se características gerais do crioprecipitado,
julgue os itens seguintes.
O crioprecipitado deve ser armazenado à temperatura ambiente, tendo validade de um ano.
Considerando-se características gerais do crioprecipitado,
julgue os itens seguintes.
O crioprecipitado é usado na composição da cola de fibrina autóloga para uso tópico.
Considerando a estocagem, transporte e manipulação de plasma
para uso industrial, julgue os seguintes itens.
O rendimento na produção dos hemoderivados depende das condições de congelamento e de armazenamento do plasma.
Considerando a estocagem, transporte e manipulação de plasma
para uso industrial, julgue os seguintes itens.
O plasma para uso industrial não precisa passar por triagem laboratorial.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
No caso de utilização de serra elétrica, todos os profissionais da sala devem utilizar máscaras N95.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
Todos os profissionais da área devem utilizar, durante a necropsia, equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção, gorro, aventais impermeáveis e luvas.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
Após a necropsia, tecidos e órgãos não utilizados para os procedimentos histopatológicos poderão ser descartados no lixo hospitalar.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
O adesivo de cor marrom, colocado na porta da sala de necropsia, indica área de risco biológico.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
Os equipamentos de proteção individual poderão ser descartados nos vestiários do setor.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
Os tecidos removidos do cadáver mantêm seu caráter infectante mesmo após a fixação em formol.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
Após o término da necropsia, a mesa de exame deverá ser descontaminada com hipoclorito de sódio a 1% ou com álcool etílico a 70%-90%.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
A presença de corte recente, ferida aberta ou lesão na pele do funcionário do serviço de verificação de óbito não constitui impedimento para que ele realize o trabalho de necropsia.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
O exaustor deverá permanecer ligado durante todo o procedimento de necropsia, para que sejam reduzidas as partículas em suspensão.
Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.
A utilização de luvas de borracha durante o procedimento de necropsia exclui a necessidade de o funcionário lavar as mãos após o descarte das luvas.
A vacinação dos profissionais da saúde contra o vírus da hepatite B aumenta a segurança do trabalhador e é considerada estratégia de contenção primária.
A desinfecção e limpeza dos materiais cirúrgicos utilizados durante a necropsia são consideradas estratégias de contenção secundária.
É permitido ao funcionário guardar objetos pessoais dentro da sala de necropsia, desde que acondicionados em armários de aço.
O uso de equipamentos de proteção individual substitui, com eficiência, a prática de técnicas seguras de manipulação de tecidos e materiais infectados.
Na manipulação de equipamentos fora da sala de necropsia, a não-utilização das mesmas luvas utilizadas no procedimento de necropsia contribui para conter a dispersão de agentes infecciosos no ambiente.
Durante a limpeza da sala de necropsia, sangue e coágulos podem ser descartados na pia.
Provoca risco físico o ato de deixar destampados recipientes que contenham tecidos mantidos em formol.
Os funcionários devem seguir as práticas padronizadas e descritas nas Boas Práticas de Laboratório (BPL), uma vez que estas auxiliam na implantação de regras de biossegurança no ambiente de trabalho.
O funcionário deve estar atento aos riscos de acidentes que o coloquem em situação de perigo e possam afetar sua integridade física e moral.
O funcionário que estiver utilizando luvas e avental poderá trabalhar de chinelo e bermuda.
Após a utilização de seringas, deve-se recapear as agulhas.
Ao final da necropsia, todos os fragmentos removidos deverão ser devidamente identificados com os dados do cadáver para se evitar contaminação de funcionários.
A audição de música é permitida durante o procedimento de necropsia.
Os funcionários podem deixar que familiares de primeiro grau entrem na sala de necropsia, independentemente da causa do óbito do paciente.
Os funcionários poderão sair da sala durante a realização da necropsia para atender solicitações dos familiares do cadáver.
Na área de realização das necropsias, não é permitido fumar nem mastigar gomas e chicletes.
Após a desinfecção das bancadas, o técnico pode sentar sobre elas enquanto aguarda a chegada de outro corpo para a necropsia seguinte.
Com relação à norma ABNT NBR ISO/IEC n.º 17.025:2005 (versão corrigida 2:2006), julgue o item seguinte
Os laboratórios devem preservar, por um período de cinco anos, os registros das observações originais e os dados derivados desses documentos.
A biossegurança define as condições sob as quais os agentes infecciosos podem ser seguramente manipulados e contidos.
Dentre os mecanismos de contenção, o mais importante é o que se refere
Com relação a aspectos de sistemas de informação laboratorial,julgue o item .
Com relação a aspectos de sistemas de informação laboratorial,julgue o item .
Considere os seguintes resultados obtidos de um método para dosagem de uma determinada substância e avaliado ao se utilizar como analito uma solução conhecida, contendo exatamente 20 mg/mL da substância a ser dosada, submetida seis vezes à mesma dosagem, sendo três em cada dia, após limpeza do sistema;
primeiro dia: 30,01 mg/mL; 30,02 mg/mL e 29,99 mg/mL em cada análise;
segundo dia: 27,02 mg/mL; 27,03 mg/mL e 27,04 mg/mL.
Com base nos dados descritos, julgue o item que se segue.
Considere os seguintes resultados obtidos de um método para dosagem de uma determinada substância e avaliado ao se utilizar como analito uma solução conhecida, contendo exatamente 20 mg/mL da substância a ser dosada, submetida seis vezes à mesma dosagem, sendo três em cada dia, após limpeza do sistema;
primeiro dia: 30,01 mg/mL; 30,02 mg/mL e 29,99 mg/mL em cada análise;
segundo dia: 27,02 mg/mL; 27,03 mg/mL e 27,04 mg/mL.
Com base nos dados descritos, julgue o item que se segue.
Considere os seguintes resultados obtidos de um método para dosagem de uma determinada substância e avaliado ao se utilizar como analito uma solução conhecida, contendo exatamente 20 mg/mL da substância a ser dosada, submetida seis vezes à mesma dosagem, sendo três em cada dia, após limpeza do sistema;
primeiro dia: 30,01 mg/mL; 30,02 mg/mL e 29,99 mg/mL em cada análise;
segundo dia: 27,02 mg/mL; 27,03 mg/mL e 27,04 mg/mL.
Com base nos dados descritos, julgue o item que se segue.
Considere os seguintes resultados obtidos de um método para dosagem de uma determinada substância e avaliado ao se utilizar como analito uma solução conhecida, contendo exatamente 20 mg/mL da substância a ser dosada, submetida seis vezes à mesma dosagem, sendo três em cada dia, após limpeza do sistema;
primeiro dia: 30,01 mg/mL; 30,02 mg/mL e 29,99 mg/mL em cada análise;
segundo dia: 27,02 mg/mL; 27,03 mg/mL e 27,04 mg/mL.
Com base nos dados descritos, julgue o item que se segue.
A respeito de métodos estatísticos e de controle de qualidade em laboratório, julgue o item subsequente.
A sensibilidade analítica geralmente é diferente do limite de detecção de um método.
A respeito de métodos estatísticos e de controle de qualidade em laboratório, julgue o item subsequente.
O termo rejeições falsas refere-se aos resultados que foram rejeitados pelo sistema de controle de qualidade apesar de não apresentarem nenhum erro.
A empresa privada Bio-G, com sede no Brasil, recebeu financiamento de organizações internacionais para desenvolver atividades que envolvem organismo geneticamente modificado (OGM) e seus derivados.
Considerando a situação hipotética acima apresentada e a legislação brasileira acerca do tema biotecnologia e biossegurança, julgue os itens seguintes.
A empresa privada Bio-G, com sede no Brasil, recebeu financiamento de organizações internacionais para desenvolver atividades que envolvem organismo geneticamente modificado (OGM) e seus derivados.
Considerando a situação hipotética acima apresentada e a legislação brasileira acerca do tema biotecnologia e biossegurança, julgue os itens seguintes.
Um paciente de trinta e cinco anos apresentou-se em
laboratório de análises clínicas portando solicitação médica para a
realização de diversos exames, tais como EAS, dosagem sérica de
sódio, potássio, ureia e creatinina, dosagem de albumina sérica e
dosagem de aspartato aminotransferase (AST) e alanina
aminotransferase (ALT) e o técnico do laboratório procedeu a
coleta do material necessário.
Considerando a situação hipotética acima, julgue o item.
É suficiente que a identificação do tubo contendo a amostra coletada apresente o nome do paciente, o número de prontuário e a identificação do técnico que realizou as coletas.
Considerando o controle de qualidade aplicado na realização de exames imunológicos, julgue o item a seguir.
A especificidade de um método corresponde à concordância entre o valor medido de um analito e seu valor real, ao passo que a exatidão de um método corresponde à capacidade em detectar um determinado analito na presença de outros componentes na matriz.
Uma paciente retornou ao laboratório de anatomia patológica seis meses depois de ter recebido o resultado do exame citológico para retirar as lâminas do laboratório.
Uma paciente retornou ao laboratório de anatomia patológica seis meses depois de ter recebido o resultado do exame citológico para retirar as lâminas do laboratório.