A Asfixiantes simples: são gases fisiologicamente reativos, cujo perigo está ligado à alta concentração, pela redução da pressão parcial de oxigênio.
R: asfixiantes simples, são gases inertes, o problema é quando ele está em alta concentração... na NR 15... é citado ele e sua porcentagem máxima permitida de oxigênio para que o ambiente não seja grave e iminente. Significado de inerte caso alguém tenha dúvida responde a parte de fisiologicamente reativos... vamos lá. um gás inerte é qualquer um dos gases que não é reativo em circunstâncias normais.
B Asfixiantes: são substâncias químicas que levam o organismo à deficiência ou privação de oxigênio, sem que haja interferência direta na mecânica da respiração. (correto)...
C Asfixiantes químicos: são substâncias que não produzem asfixia mesmo quando presentes em pequenas concentrações, porque interferem no transporte do O2, por intermédio da hemoglobina, ou no aproveitamento do O2 pelas células.
R: vou pegar um exemplo de um gás fabricado para guerra.. VX é um gás tóxico asfixiante extremamente poderoso. Desenvolvido pela Unidade Experimental de Defesa Química em Porton Down, Wiltshire, Inglaterra, no ano de 1952, o etil S-2-diisopropilaminoetilmetilfosfonotiolato, ou simplesmente VX, é 300 vezes mais forte que o fosgênio. É letal a 10 mg/min/m³ no ar, ou 0,3 mg por via oral. Pequena concentração e fatal.
D O termo gases e vapores irritantes engloba um grande número de substâncias químicas, cuja característica comum é uma ação atóxica que resulta num processo inflamatório das superfícies tissulares com as quais elas entram em contato. Geralmente afetam o trato respiratório, pele e olhos.
R : O termo gases e vapores irritantes engloba um grande número de substâncias químicas, cuja característica comum é a ação tóxica que resulta num processo inflamatório das superfícies tissulares com as quais elas entram em contato, em geral afetando trato respiratório, pele e olhos. Eles podem ser divididos em irritantes primários e irritantes secundários.
Para estudo, acrescento as informações
Primário - Quando exercem apenas ação local.
Secundário - Quando ao lado da ação irritante local há uma ação geral, sistêmica