Alternativas
Houve um aumento na exportação de produtos industrializados, entretanto, em função da sua tradição agroexportadora, o valor das exportações dos produtos primários ainda supera o valor dos produtos manufaturados.
Os Estados Unidos e os países da União Européia tornaram-se, nas últimas décadas, os principais mercados de destino dos produtos brasileiros. Isso se deve às facilidades oferecidas por esses países ao Brasil, sem imposição de barreiras protecionistas.
O grande dinamismo econômico da China nas últimas décadas promoveu uma ampliação das trocas comerciais com o Brasil, o que tornou o país oriental o maior importador de produtos industrializados do Brasil.
A criação do MERCOSUL dinamizou o comércio entre os seus países-membros, principalmente entre o Brasil e a Argentina, países com economias mais industrializadas e diversificadas, o que permitiu que muitos setores da produção de ambos os países se complementassem.
Para uma maior competitividade brasileira no comércio mundial, na atualidade, faz-se necessária uma valorização da moeda brasileira, tornando-a paritária ao dólar americano, o que tornará os produtos brasileiros mais baratos no mercado mundial.