SóProvas


ID
2441578
Banca
VUNESP
Órgão
CRBio - 1º Região
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Alvo de protestos de estudantes em todo o país, a lei da reforma do ensino médio foi promulgada nesta quinta- -feira (16.02) pelo presidente da República, Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. A proposta, feita por meio de uma Medida Provisória, foi aprovada na semana passada pelo Senado.
(Valor, https://goo.gl/Y3J7PW, 16.02.2017. Adaptado)
Essa reforma

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    http://www.valor.com.br/politica/4871882/alvo-de-protesto-de-estudantes-lei-do-novo-ensino-medio-e-sancionada

     

  •  Alvo de protestos de estudantes em todo o país, a lei da reforma do ensino médio foi promulgada nesta quinta-feira (16) pelo presidente da República, Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. A proposta, feita por meio de uma Medida Provisória, foi aprovada na semana passada pelo Senado, no dia 08. A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo, possibilita a oferta do ensino técnico na grade curricular e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral. O ensino médio terá cinco tipos, que são chamados de itinerários formativos, que são: linguagens e suas tecnologias ; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

     

  • GABARITO B

     

    Resumindo...

     

    O que ficou definido na reforma?

    A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo, dá novo peso ao ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral.

    http://g1.globo.com/educacao/noticia/entenda-a-reforma-do-ensino-medio.ghtml

     

    Para quem quer saber um pouco mais...

     

    1) O que é a reforma do ensino médio?

    A reforma do ensino médio é uma mudança na estrutura do sistema atual do ensino médio.... Ao propor a flexibilização da grade curricular, o novo modelo permitirá que o estudante escolha a área de conhecimento para aprofundar seus estudos. A nova estrutura terá uma parte que será comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional Comum Curricular) e outra parte flexível...  

     

    3) Quando começa o novo ensino médio? Já começa agora?

    O novo modelo depende ainda da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está em elaboração e será homologada em 2017. A BNCC será obrigatória e irá nortear os currículos das escolas de ensino médio.

     

    4) O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

    É um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino, de todo o Brasil.

     

    5) Por que o novo ensino médio foi editado por Medida Provisória?

    ... Em primeiro lugar, em decorrência da urgência do problema desse nível de ensino no país, dados do IDEB recém-divulgados mostram uma realidade trágica no ensino médio e retratam a urgência da reforma. Em segundo lugar, em consequência da relevância do tema que se apresenta na medida em que o fracasso do ensino médio brasileiro é um dado da realidade, como demonstram os resultados das avaliações nacionais e internacionais. As propostas da MP são fruto do amplo debate acumulado no país nas últimas décadas, o que permitiu ao governo acelerar a reforma.

     

    8) Profissionais com notório saber poderão dar aula na parte comum do currículo? Como será a formação de professores?

    Não. A medida permite que os sistemas de ensino autorizem profissionais com notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes, como já acontece hoje no sistema S e na maioria dos países do mundo. A formação de professores se dará da mesma forma como a legislação atual prevê. O professor com licenciatura poderá fazer complementação pedagógica para dar aula de outra disciplina dentro da sua área de conhecimento.

     

    9) Como fica educação física, artes, sociologia e filosofia? E língua portuguesa e matemática?

    A proposta prevê que serão obrigatórios os estudos e práticas de filosofia, sociologia, educação física e artes no ensino médio. Língua portuguesa e matemática são disciplinas obrigatórias nos três anos de ensino médio independente da área de aprofundamento que o estudante escolher.

     

    http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361#nem_01
     

  • Lembrei do comercial que passava na TV e falava sobre algo na linha de "segmentação de disciplinas", que os estudantes podiam escolher...

  • A Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) é uma política governamental educacional brasileira instituída pela lei federal 13 415 de 2017.

    A reforma do ensino médio, tal como ficou popularmente conhecida desde que foi apresentada pelo Governo Michel Temer em 22 de setembro de 2016, flexibiliza as disciplinas dadas aos alunos do ensino médio no Brasil. 

    Passam a existir disciplinas obrigatórias e disciplinas opcionais. Entre as opcionais o estudante deve escolher ao menos uma de cada uma das 4 áreas de conhecimento.

    O ministro da Educação, Mendonça Filho, acredita que a reforma deve ajudar a combater a evasão escolar e estimular a ampliação do ensino em tempo integral. Assim acreditam os que apoiam a reforma.
    Os que são críticos dizem que ela irá precarizar o ensino básico no Brasil, na medida em que somente português, matemática e língua inglesa serão obrigatórias. E, o trabalho por área de conhecimento deverá erodir a especificidade de cada disciplina, na medida em que o professor é especialista em uma ciência e não “ área de conhecimento".

    A questão pede que seja indicada a alternativa que descreve de maneira correta uma regra proposta pela reforma aprovada no governo Temer

    A) INCORRETA- A  base nacional curricular comum não foi feita por medida provisória. Foi feita pelo Ministério da Educação. E o que se permite é que não docentes habilitados possam ministrar aulas em cadeiras técnicas.

    B) CORRETA – Esta é a chave da reforma: ordenamento das disciplinas por área de conhecimento

    C) INCORRETA- O ensino médio deve ser organizado em áreas de conhecimento e não necessariamente em módulos. E, embora fosse a ideia inicial, Artes e Educação Física não se tornaram facultativas

    D) INCORRETA- A reforma pretende estimular e expandir o horário integral nas escolas além de dar ênfase ao ensino profissionalizante.

    E) INCORRETA- A reforma prevê que 40% do conteúdo seja ministrado à distância. E, ao aluno será facultada a escolha de, ao menos, uma disciplina de cada uma das quatro áreas de conhecimento.

    RESPOSTA: B