Existem Dois critérios que distinguem os Órgãos de Linha e os Staff:
* Relacionamento com os objetivos da organização: Segundo esse critério, as atividades de linha estão direta e intimamente ligadas ao objetivo básico da organização euqnato as tividades de staff estão ligadas a ele indiretamente. Quase sempre os porgãos de linha estão voltados para fora da organização, onde se situam os seus objetivos, enquanto os órgãos de staff são intra-orientados, ou seja, estão voltados para dentro da organização assessorando os demais órgãos internos, sejam eles de linha ou de staff.
* Tipo de autoridade: Órgãos de linha têm autoridade linear, ou seja, autoridade para decidir e executar atividades principais ou vinculadas diretamente aos objetivos da organização. Os órgãos de staff, por seu lado, têm autoridade funcional. ou seja, autoridade de assessoria, de planejamento e controle, de cosultoria e recomendação.
Características da Organização Linha-staff
Um superior para cada setor: A característica mais inerente desse estilo é a de ter uma hierarquia bastante clara, de maneira que cada setor possui apenas um superior para quem a equipe deve se reportar.
Setores executivos e setores de assessoria: Embora haja apenas um superior para o qual responder, os órgãos da empresa trabalham com a assessoria de especialistas, o staff.
Diferentes tipos de comunicação: Numa organização linha-staff existem duas formas de comunicação que podem ser utilizadas. A primeira delas é formal e acontece entre os superiores e os seus subordinados. Já a segunda é a direta e se trata da relação entre os setores e as assessorias.
Hierarquia preservada: Apesar de ter uma atuação importante na organização linha-staff, a assessoria não deve comprometer a hierarquia, mantendo a concentração do poder decisório nas mãos de um único superior.
Vantagens
Assessoria de especialização: Com o aumento da competitividade, é fundamental se consolidar no mercado pela qualidade de seus produtos e serviços. Isso se torna mais fácil com os conselhos de especialistas que têm uma visão de fora do setor e que contribuem para o alto desempenho.
Divisão assertiva de funções: O sistema de organização linha-staff permite que seja feita uma divisão de trabalho em que todos os colaboradores têm participação e contribuem efetivamente para os resultados. Existem os colaboradores que se comprometem com a execução, enquanto outros que desenvolvem estratégias.
Controle do trabalho: A partir do momento que se trabalha num sistema em que existe apenas uma figura em posição superior e decisória, se tem mais controle sobre a execução das tarefas em termos de quantidade e qualidade.
Desvantagens
Conflitos entre o staff e a equipe da empresa: Uma das principais dificuldades que se enfrenta nesse tipo de organização, é conseguir controlar os conflitos entre o staff das assessorias e a equipe fixa da empresa. Os assessores têm a tendência de querer impor as suas decisões, passando por cima do trabalho da equipe.
Abalo na hierarquia: Se a administração desse sistema não for feita com coerência, pode ocorrer abalo na estrutura hierárquica devido a conflitos de autoridade entre os especialistas e os superiores dos setores. Os funcionários podem perder a referência de autoridade.
Falta de integração nas equipes: As equipes dos setores da organização linha-staff podem se sentir desintegradas porque praticamente não atuam juntas, uma vez que cada equipe responde a um superior.
http://www.jrmcoaching.com.br/blog/organizacao-linha-staff-vantagens-e-desvantagens/