Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre a situação patrimonial da empresa!
Bom, como a empresa HLN não mantém escrita contábil regular, isso significa que sua contabilidade está defasada. Ou seja, não é possível calcular a situação líquida patrimonial indo direto aos registros da empresa. É necessário, primeiro, fazer uma avaliação do patrimônio da empresa, levantar as alterações nos bens, direitos e obrigações e, aí sim, com os dados atualizados, aplicar a equação fundamental do patrimônio (Ativo = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido).
Pois bem, com a contabilidade defasada, não é possível apurar o Patrimônio Líquido indo direto aos livros da empresa. Assim, erradas as alternativas A e B.
De forma semelhante, de nada adiantará contratar a auditoria, pois o propósito do auditor é avaliar as demonstrações financeiras da empresa. Não é o auditor que atualizará os registros contábeis. Quem tem que fazer isso é a própria empresa.
Correta a alternativa D. Para atualizar os registros, a empresa pode fazer um inventário do seu patrimônio e, só após a atualização da contabilidade, calcular a situação líquida.
Gabarito do Professor: Letra D.