SóProvas


ID
244333
Banca
FCC
Órgão
SJDHDS - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O primeiro turno das eleições no Brasil será realizado no dia 3 de outubro, conforme o calendário eleitoral de 2010. Naquela data, o eleitor escolherá, além do novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais (estes no caso de Brasília). Caso haja necessidade de segundo turno, a data estabelecida pelo TSE é 31 de outubro. O segundo turno das eleições, se necessário, ocorrerá somente para os cargos de

Alternativas
Comentários
  • Poderá haver segundo turno caso os candidatos a Presidente e os governadores não atingir 51% dos votos válidos.

  • Completando...
    Só há segundo turno para cargos eletivos do poder executivo {Presidente, Governador e Prefeito}.  Segue abaixo um quadro explicativo:

    CARGOS:

    PRESIDENTE E VICE  { SISTEMA MAJORITÁRIO DE DOIS TURNOS}
    GOVERNADOR E VICE { SISTEMA MAJORITÁRIO DE DOIS TURNOS}
    PREFEITOS E VICE PREFEITOS EM MUNICÍPIOS COM MAIS DE 200 MIL ELEITORES {SISTEMA MAJORITÁRIO DE DOIS TURNOS}
    PREFEITOS E VICE PREFEITOS EM MUNICÍPIOS COM MENOS DE 200 MIL ELEITORES {SISTEMA MAJORITÁRIO SIMPLES, OU SEJA, NESSE CASO NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SEGUNDO TURNO}.
    SENADOR DA REPÚBLICA {SISTEMA MAJORITÁRIO SIMPLES, OU SEJA, NÃO HÁ POSSIBLIDADE DE HAVER SEGUNDO TURNO}
    DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO DISTRITAL , DEPUTADO ESTADUAL E VEREADOR {SISTEMA PROPORCIONAL. NÃO EXISTE SEGUNDO TURNO NO SISTEMA PROPORCIONAL}.
  • Quando se trata de cargos referentes ao poder legislativo , como senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, as eleições são disputadas apenas em um único turno, que ocorre no primeiro domingo de outubro. Já para os cargos do poder executivo, como presidente, governadores e prefeitos, pode haver segundo turno, que ocorrerá no último domingo de outubro.

       Na questão em análise, trata-se de eleições federais e estaduais, portanto o segundo turno poderá ser realizado apenas para os cargos de governador e presidente da República. Diante do exposto, a resposta correta é a letra D.