SóProvas


ID
2443552
Banca
INAZ do Pará
Órgão
DPE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria da Contingência explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
Nesse sentido, o conceito de ambiente se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Teoria da COntingencia: tudo é relativo, tudo depende.

  • Gab E

  • A questão exige conhecimento sobre a Teoria contingencial. A questão quer saber o significado de AMBIENTE.

    Para respondermos, traremos um breve resumo sobre essa teoria.

    Teoria da Contingência: é uma teoria mais moderna que retoma todas as teorias anteriores baseando a sua escolha e aplicação em critérios ambientais e tecnológicos. Ou seja, é uma abordagem que defende o “depende”. Tudo é relativo e vai depender do ambiente e da tecnologia. Não podemos dizer que uma teoria é melhor do que a outra pois tudo vai depender do contexto no qual está inserido a organização. Seus principais teóricos são: Thompson, Lawrence, Perrow e Lorsch. São palavras-chave dessa escola: incertezas, relatividade, flexibilidade, homem complexo.

    O que é o ambiente?

    Para Chiavenato (2014): "Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou o sistema). É a situação dentro da qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isso permite que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização". (Alternativa E)

    De acordo com Chiavenato (2014), em relação ao ambiente incerto e cheio de variáveis, a teoria possui as seguintes características:

    • Mapeamento ambiental: "As organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente para reduzir a incerteza a seu respeito". (Alternativa A)
    • Seleção Ambiental: "apenas uma porção de todas as variáveis ambientais participa realmente do conhecimento e da experiência da organização ou de seus dirigentes".
    • Percepção ambiental: "As organizações percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, problemas, convicções e motivações. Cada organização percebe e interpreta de forma própria e peculiar o contexto ambiental". (Alternativa B)
    • Consonância e dissonância: "Ao selecionar e perceber seus ambientes, as organizações procuram reduzir a dissonância e manter a consonância. Existe forte necessidade de consonância e coerência na vida das organizações. A consonância significa que as presunções da organização a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano". (Alternativa C)
    • Desdobramentos do ambiente: Por causa da complexidade, separa-se o ambiente em dois: o geral e o de tarefas. (Alternativa D)

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA E