SóProvas


ID
2444425
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a reforma psiquiátrica, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Reforma psiquiatrica trouxe a participação de profissionais, usu´rios e familiares a um novo paradigma da psquiatria. Não criou-se os CAPS e no processo de reflexão territorial de cuidado  que se exige a reforma psiquiatrica que incorporou o caps na atenção a saúde que existia passando a ter a rede de atenção a sáude. Vários processos de implantação política ocorreram desde as primeiras conquistas de desabilitação psiquiatrica, embora a reforma psiquiatrica trouxe a discussão desse fator mss não acaba com os hospitais e nem cria CAPS. Com as lutas depois vem as leis outorgadas para isso.

  • letra B

     

    É na década de 90, marcada pelo compromisso firmado pelo Brasil na assinatura da Declaração de Caracas e pela realização da II Conferência Nacional de Saúde Mental, que passam a entrar em vigor no país as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária, fundadas nas experiências dos primeiros CAPS, NAPS e Hospitais-dia, e as primeiras normas para fiscalização e classificação dos hospitais psiquiátricos.

    fonte: Reforma Psiquiátrica e política de Saúde Mental no Brasil

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf

  • Os centros começam a surgir nas cidades brasileiras nos anos 1980, mas é a partir de 2002 que passam a receber linha própria de financiamento. A cobertura em saúde mental no Brasil ao final de 2002, quando existiam 424 CAPS, era de 21%, de acordo com o Ministério da Saúde. Em julho de 2011, o número de CAPS somava 1650 unidades e 68% de cobertura. De tal que a resposta está incorreta pois não houve na década de 80 a implantação amplamente em todo o Brasil.

    Fonte: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/especial-caps-evolucao-desde-a-reforma-psiquiatrica

  • O erro é que os CAPS não são instituídos por lei, mas por portaria do MS

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Não consigo entender pq a residencia terapêutica vai ser um serviço que visa institucionalizar o paciente, já que esse pe um aparelho que visa por em prática a desinstitucionalização.

    Serviços Residenciais Terapêuticos são uma alternativa à institucionalização de pacientes.

  • A letra D também está incorreta. Os Serviços Residênciais Terapêuticos funcionam como um dispositivo estratégico de DESINSTITUCIONALIZAÇÃO.

  • Gente, a expressão "à institucionalização" tem o valor de substituição, percebam que o 'a' está craseado. Para melhor compreensão, acredito que poderia ser assim a redação: Os SRT são uma alternativa de substituição do modelo institucionalizado. Portanto, o item D está correto.