(...) proposta de abordagens sobre educação em saúde de Stotz que apresenta quatro vertentes : Enfoque preventivo, enfoque educativo, enfoque radical e enfoque do desenvolvimento social. O enfoque preventivo baseia-se da etiologia das doenças, no combate aos fatores de riscos e sua eficácia è centrada na mudança do comportamento da sociedade para um padrão mais saudável. A educação é fundamentada no modelo místico, o sujeito da ação, oeducador é o profissional da saúde. Para o enfoque educativo o educador, o sujeito da ação, utiliza-se de crenças e valores da comunidade com relação à certa informação sobre saúde, bem como discutir suas implicações práticas; a eficácia desse enfoque é que o usuário tenha uma compreensão verdadeira de sua situação. O enfoque radical considera que as condições e a estrutura social são causas básicas dos problemas de saúde. Sua concepção de educação em saúde é direcionada para a luta política pela saúde, e tem uma perspectiva transformadora da sociedade. O enfoque do desenvolvimento pessoal possui as mesmas proposições do enfoque educativo, só que se baseia em trabalhos em grupos orientados para a busca das potencialidades do individuo e para a elevação de sua auto-estima e de sua responsabilidade pessoal com sua saúde.
Extraído do artigo da Revista Brasileira de Enfermagem "Entendimento e prática de ações educativas de profissionais do Programa Saúde da Família de São Sebastião-AL: detectando dificuldades" de Melo, Gilberto (et all) em http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n3/a07v58n3.pdf
Mais no livro: Stotz EN. Enfoques sobre educação em saúde In: Valla VS, Stotz EN. Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro (RJ): Roner-Dimoné; 1993.
Para Stotz, Abordagem sobre educação em saúde que apresenta quatro vertentes :
* Enfoque preventivo-
O enfoque preventivo baseia-se da etiologia das doenças, no combate aos fatores de riscos e sua eficácia è centrada na mudança do comportamento da sociedade para um padrão mais saudável.
* Enfoque educativo
A educação é fundamentada no modelo místico, o sujeito da ação, o educador é o profissional da saúde. O educador, o sujeito da ação, utiliza-se de crenças e valores da comunidade com relação à certa informação sobre saúde, bem como discutir suas implicações práticas; a eficácia desse enfoque é que o usuário tenha uma compreensão verdadeira de sua situação.
* Enfoque radical
Considera que as condições e a estrutura social são causas básicas dos problemas de saúde. Sua concepção de educação em saúde é direcionada para a luta política pela saúde, e tem uma perspectiva transformadora da sociedade.
* Enfoque do desenvolvimento social.
Possui as mesmas proposições do enfoque educativo, só que se baseiaem trabalhos em grupos orientados para a busca das potencialidades do individuo e para a elevação de sua auto-estima e de sua responsabilidade pessoal com sua saúde.
http://www.redalyc.org/html/2670/267019628007/