SóProvas


ID
2445058
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As despesas orçamentárias no plano legal são classificadas, por natureza, de acordo com a Lei nº 4.320/1964. Sobre as despesas orçamentárias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E:

    A despesa orçamentária pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade.
    Os dispêndios, assim como os ingressos, são tipificados em orçamentários e extraorçamentários.
    Segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/1964:
    Pertencem ao exercício financeiro:
    I - as receitas nêle arrecadadas;
    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.
    Dessa forma, despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada. Dispêndio extraorçamentário é aquele que não consta na lei orçamentária anual, compreendendo determinadas saídas de numerários decorrentes de depósitos, pagamentos de restos a pagar, resgatede operações de crédito por antecipação de receita e recursos transitórios.

    Fonte: MCASP - 7a Edição - 2017.

  • Nem sempre as despesas correntes representam a diminuição do patrimônio público, uma vez vez que a aquisição de materiais de consumo representa um fato permutativo, ou seja, altera os elementos patrimoniais e não altera o PL. Acredito que está questão é passível de anulação. 

  • Despesas efetivas - despesas correntes,  representam diminuição do PL, mas nem sempre, pois existe a exceção do material de consumo para o estoque.

     

    As Despesas não efetivas - despesas de capital, representa mutação patrimonial - não altera o PL, mas nem sempre, pois existem exceções: os auxílios e contribuições (transferência de capital) e investimentos em bens de uso comum do povo (investimentos).

     

    Banquinha furreca, questão fácil de anulação.