SóProvas


ID
2445490
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A informação é fundamental para o desenvolvimento da vigilância, desse fato decorre a clássica expressão “informação para ação”. Sobre os sistemas de informação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • só registra em torno de 80 por cento das internações pensei q era em torno de 100 por cento , a não ser q 20 por cento não seja internações só observações ,mas mesmo assim é um registro .
  • O Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) foi instituído pela Portaria GM/MS n.º 896 de 29 de junho de 1990. As principais finalidades do SIA são:

    • Registrar os atendimentos ambulatoriais do SUS de forma padronizada;
    • Gerar dados e informações ambulatoriais do SUS;
    • Auxiliar no processo de planejamento, controle, avaliação e auditoria do SUS;
    • Possibilitar o faturamento ambulatorial no SUS.

    O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, anexo V - Capítulo I), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, como varicela no estado de Minas Gerais ou difilobotríase no município de São Paulo.

    O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.

    O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975, é resultado da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. Possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde.