SóProvas


ID
244555
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SERES-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Julgue as seguintes proposições.

I. Nas ações penais públicas condicionadas, o ofendido poderá retratar-se da representação até o recebimento da denúncia.

II. Nas ações penais privadas, a renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, a todos se estenderá. Se houver mais de uma vítima, a renúncia de uma delas não prejudicará o direito das demais.

III. Quando o fato narrado na denúncia evidentemente não constituir crime, o juiz deve absolver sumariamente o acusado.

IV. Ao receber os autos de inquérito policial, o Promotor de Justiça deve oferecer denúncia, requerer o arquivamento ou requisitar diligências complementares. Em qualquer caso, deve se manifestar no prazo de 05 (cinco) dias.

Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • Acredito que os itens II e IV estão corretos. E os outros incorretos. Ou seja, apostaria as minhas fichas na alternativa E. Alguém pode explicar?
  • A alternativa IV também está errada. O erro está ao dizer " Em qualquer caso", em regra, somente no caso do indiciado preso o prazo será de 5 dias, estando ele solto, o prazo será de 15 dias.
  • Na verdade, quando ele fala em 5 dias, acredito estar se referindo ao prazo para que o ofendido torne-se legitimado para ajuizar a ação (subsidiária da pública).
    Mas entendo também que exista ambiguidade no ítem, por isso, devidamente anulada a questão pela banca!
  • Meus caros, em que pese a questão ter sido anulada, eu ficaria com a alternativa "c":

    I - regra geral, é até o oferecimento da denúncia. No caso da Lei 11.340/06 ("Lei Maria da Penha"), será até o recebimento da denúncia, nos termos do artigo 16. ERRADA

    II - incide o princípio da indivisibilidade da ação penal de iniciativa privada. CORRETA.

    III - Nos termos do artigo 397 do CPP, ... "o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar: I - (...); II - (...); III - que o fato narrado evidentemente não constitui crime; CORRETA.

    III - 05 dias quando o acusado estiver preso, e 15 dias quando estiver solto. ERRADA.

    Bons estudos.