SóProvas


ID
2448472
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não há dúvida de que os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro representavam preocupações totalmente distintas. Enquanto os republicanos da capital, ou melhor, os que assinaram o Manifesto de 1870, refletiam as preocupa- ções de intelectuais e profissionais liberais urbanos, os paulistas refletiam preocupações de setores cafeicultores de sua província. [...] A principal preocupação dos paulistas não era o governo representativo ou direitos individuais, mas simplesmente a federação, isto é, a autonomia estadual.
(José Murilo de Carvalho. A construção da ordem, 1980.)
As diferenças entre os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, nas décadas de 1870 e 1880, podem ser explicadas, entre outros fatores,

Alternativas
Comentários
  • A questão exigia do candidato duas habilidades: a de interpretação de texto e o de conhecer o conceito de federalismo. O texto afirma existir uma posição divergente entre fluminenses e paulistas em relação ao projeto republicano. Os fluminenses refletiam os anseios dos setores liberais urbanos, enquanto os paulistas defendiam as preocupações dos cafeicultores, que almejavam maior autonomia estadual. Com essa autonomia estadual, típica do projeto federalista, São Paulo pretendia reduzir a influência do governo central e ter mais autonomia para gerir os lucros das exportações de seu principal produto: o café.

  • pelo interesse dos paulistas em reduzir a interferência do governo central nos seus assuntos econômicos e em concentrar, na própria província, a maior parte dos recursos obtidos com exportação.