SóProvas


ID
2449642
Banca
UFMT
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Bellotto (2006), o documento arquivístico de valor permanente é um bem cultural móvel e componente de patrimônio documental nacional. Esses documentos possuem direitos devidamente assegurados à sua integridade física. Os documentos, quando localizados em ambientes com oscilação de níveis de temperatura e umidade relativa, desenvolvem consequências de deterioração caracterizados por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Agentes Danosos aos Documentos = Os agentes exteriores que dani

  • A degradação de um documento ocorre por causas diversas, mas quase todas estão associadas aos níveis de temperatura e umidade relativa do ambiente. Os efeitos de degradação são percebidos pela presença de alterações dimensionais, ressecamento, biodeterioração, corrosão ou outros efeitos decorrentes das reações químicas estimuladas por determinadas condições do meio e características dos materiais.

    Gabarito: C

  • Os documentos expostos a constantes oscilações de temperatura e pressão estão sujeitos a sofrerem alterações dimensionais (mudança de tamanho em consequência da adição e retirada de componentes em sua composição), ressecamento (retirada de água, causando enfraquecimento das fibras), e corrosão (deterioração do material, sobretudo pelo contato com substâncias ácidas, presentes na atmosfera).

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Observe que o Alisamento (presente na alternativa A) é uma medida de conservação do documento que visa reverter a danificação do documento, assim como a perfuração (presente na alternativa B e D) que é uma técnica utilizada no arquivamento. 

    Portanto, por eliminação a alternativa A, B e D estão erradas.