SóProvas


ID
2449657
Banca
UFMT
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Alphonse Bertillon reuniu vários dos processos de identificação visando eliminar as probabilidades de erros judiciários que no século XIX eram muito comuns. Como fruto dos seus estudos, há a Antropometria, técnica que possibilita mensurar o corpo humano e suas partes. Assinale a alternativa que apresenta conceitos dessa ciência.

Alternativas
Comentários
  • Bertilonagem: Tem por base a antropometria, complementando-se pelo retrato falado, a fotografia sinalética e as impressões digitais.

    Antropometria: Preconiza as medidas corporais, malformações e cicatrizes encontradas.

     

    Gabarito: C

  • A bertilonagem, método de identificação anterior às digitais e que se valia de dezenas de medidas do corpo — comprimento dos dedos, distância do cotovelo à ponta do dedo médio, largura da cabeça, etc., não encontra dificuldades no que tange à coleta de dados estatísticos e à variação do corpo humano tanto em decorrência da idade como do metabolismo.

    "As dificuldades na classificação não foram os únicos problemas enfrentados pelo sistema. A antropometria apresentou uma falha que a conduziu ao abandono como ferramenta de identificação. Medidas de Bertillon não eram de fato sem igual. Vários casos de identidade enganada provaram que havia certas características físicas comuns que pareciam ser idênticas dentro dos limites de precisão do sistema."

    http://www.papiloscopia.com.br/historia.html

    B O "retrato falado" ou "representação facial humana" produzido pela memória da vítima que descreve um criminoso a um desenhista ou papiloscopista habilitado é considerado um meio confiável e seguro de se identificar cabalmente um suspeito.

    "Os retratos falados e o problema das Falsas Memórias"

    https://wagnerfrancesco.jusbrasil.com.br/artigos/190271676/os-retratos-falados-e-o-problema-das-falsas-memorias

    C O registro fotográfico do rosto do indivíduo, de frente e de perfil, assim como de suas cicatrizes, marcas de nascenças eram considerados suficientes para estabelecimento da identidade criminal, por isso não eram anotadas medidas antropométricas do indivíduo fotografado para posterior estudo estatístico.

    "além dos assinalamentos antropométrico, descritivo e dos sinais particulares, apresenta a fotografia do identificado de frente e de perfil, reproduzida a um sétimo e as impressões digitais"

    http://www.papiloscopia.com.br/historia.html

    D O arquivo das fichas antropométricas segue alguns filtros para sua organização/classificação, tais como: Sexo, Idade e Medida do diâmetro anteroposterior da cabeça com as seguintes subclassificações: Pequena: menos de 185 mm; Média: entre 186 mm e 190 mm; Grande: acima de 190 mm, Estatura, Comprimento do dedo mínimo esquerdo e cor dos olhos. Correto

  • Sobre a B:

    O retrato falado é meio auxiliar de investigação. Não é meio de prova!

  • Os dados antropométricos fundamentam-se na fixidez do esqueleto humano, após os 20 anos, inspirando-se em 11 medidas:

    a) diâmetro anteroposterior da cabeça;

    b) diâmetro transversal da cabeça;

    c) comprimento da orelha direita;

    d) diâmetro bizigomático;

    e) comprimento do pé esquerdo;

    f) comprimento do dedo médio esquerdo;

    g) comprimento do dedo mínimo;

    h) comprimento do antebraço;

    i) estatura;

    j) envergadura (comprimento dos braços abertos);

    l) altura do busto.

    Eram essas as medidas para classificação e arquivamento.