SóProvas


ID
2450128
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito dos aspectos gerais da Redação Oficial, considere as afirmativas a seguir:

I. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, uma vez que há um único comunicador e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea.

II. O padrão culto da linguagem deve ser alcançado pelo redator, evitando, assim, a simplicidade de expressão ao utilizar expressões mais rebuscadas.

III. A linguagem técnica equivale ao chamado jargão burocrático e, devido a sua compreensão limitada, não pode ser utilizada.

IV. A concisão deve ser utilizada no tratamento do texto, de forma que se cortem palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  •         A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.

     

            Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Gabarito Letra A.
     

    I. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, uma vez que há um único comunicador e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea. CORRETO.

    II. O padrão culto da linguagem deve ser alcançado pelo redator, evitando, assim, a simplicidade de expressão ao utilizar expressões mais rebuscadas. EVITANDO A SIMPLICIDADE? NÃO. DEVE-SE OPTAR PELA SIMPLICIDADE E NÃO EVITÁ-LA.

    III. A linguagem técnica equivale ao chamado jargão burocrático e, devido a sua compreensão limitada, não pode ser utilizada. JARGÃO BUROCRÁTICO? NÃOOO. A NORMA TÉCNICA SERVE PARA PADRONIZAR O TEXTO E NÃO PARA LIMITAR SUA COMPREENSÃO.

    IV. A concisão deve ser utilizada no tratamento do texto, de forma que se cortem palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. CORRETO.

  • Evitar: (pode quando necessário)

    - Neologismo

    - Estrangeirismo

    - Linguagem técnica

     

    Proibido: (nunca usar)

    - Linguagem coloquial

    - Gíria

    - Regionalismo

  • I - CORRETO: as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

     

    II - ERRADO: o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária.

     

    III - ERRADO: A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam.

     

    IV - CORRETO: A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.

  • "A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso

    indiscriminado."

    (Manual de redação da presidência da república - 2ª edição)

  • GABARITO: LETRA A

    No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Além disso, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa. 

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.