SóProvas


ID
2450152
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o trecho que apresenta clareza, objetividade, impessoalidade e concisão.

Alternativas
Comentários
  • Arrego! Não ajuda em nada quem estuda: nivela por baixo.

  • Letra D

     

  • Erro da A, algum além da falta de concisão?

  • a) Os conceitos e normas reunidAs têm o propósito de esclarecer as bases de estudo permanentes da base nacional de servidores ao esclarecer a demanda por recursos.

     b) Busca-se com essa declaração a pretensão de poder talvez atender a permanente demanda de dirigentes e técnicos da Administração Pública federal. (o talvez deixa a comunicação falha, sem determinação)

     c) Daquilo informado na última reunião, vimos que será, infelizmente, necessário instaurar processo administrativo, resultando em instauração de apuração dos responsáveis e sua punição.  (Daquilo o que? Se eu não estava na reunião e recebo a comunicação, como vou saber o que foi informado na última reunião ou mesmo se na reunião anterior foram abordados vários temas, não temos como saber o que significa "daquilo") 

     d) Este documento apresenta um conjunto de orientações e parâmetros técnicos aplicáveis ao processo de organização de estruturas do Poder Executivo Federal.  (correto)

  • A palavra "Infelizmente", fere a impessoalidade.

  • Os conceitos e normas reunidAs têm o propósito de esclarecer as bases de estudoS permanentes da base nacional de servidores ao esclarecer a demanda por recursos.

  • @Gleice Raquel, creio que os erros apontados por você na alternativa "A" não procedam.


    Em "reunidos" temos um verbo no particípio com valor de adjetivo e, de acordo com a regra de concordância para adjetivos pospostos a sujeito composto, a concordância pode ser feita com o núcleo mais próximo OU com ambos. Dessa forma há de se levar em conta a prevalência do masculino sobre o feminino, o que validaria a forma "reunidos" devido à presença do vocábulo "conceitos".


    Em "de estudo" temos uma expressão que restringe/especifica o termo "bases". A forma singular está correta e a concordância do termo "permanentes" se dá com "bases" e não com "de estudo".


    Creio que a alternativa tenha sido considerada incorreta pela utilização do termo "bases" com sentidos distintos dentro do mesmo segmento ferindo, assim, a clareza do trecho.