SóProvas


ID
245068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que se referem às normas de redação
oficial e da língua escrita padrão.

Memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado "padrão ofício", em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes.

Alternativas
Comentários
  •  

    parece que "na distribuição das partes" que torna a questão errada.

     

    Partes do documento no Padrão Ofício
    O AVISO, o OFÍCIO e o MEMORANDO devem conter as seguintes partes: a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão: Exemplos: Mem. 123/2002-MF Aviso 123/2002-SG Of. 123/2002-MME b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita: Exemplo: Brasília, 15 de março de 1991. c) assunto: resumo do teor do documento Exemplos: Assunto: Produtividade do órgão em 2002. Assunto: Necessidade de aquisição de novos computadores. d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço.  
    e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos.

  • O que torna a questão errada é onde afirma que atendem ao mesmo propósito funcional,

    Cada um tem uma finalidade diferente do outro

    Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes Ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. Aviso, que é muito semelhante com o ofício, se distingue por ser expedido exclusivamente por Ministros
  •  

     Esses três tipos de expedientes se diferenciam pela finalidade, uma vez que a forma é uniformizada, adotando-se uma diagramação única, o que chamamos de padrão ofício.

    Quanto às finalidades:


      Aviso
    e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares
    .  

     Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
      


     

      

  • Gabarito: ERRADO

    "Memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional são usados, geralmente, no padrão formal denominado "padrão ofício", em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes".

    O erro da questão está em mencionar que servem ao mesmo próposito funcional, o que é uma inverdade. De toda sorte, o propósito funcional de cada uma dessas modalidades já foi muito bem explanado pelos nossos colegas em seus comentários.

    Bons Estudos!!

  • Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício

    Portanto, embora sejam usados numa formatação "padrão ofício" não servem a um mesmo propósito funcional. Cada um deles tem sua peculiaridade.

  • ERRADO.

    Sucintamente: esses expedientes oficiais NÃO servem ao mesmo propósito funcional.

    Memorando: utilizado para comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
    Aviso: utilizado por ministros de Estado para comunicação com outros ministros.
    Ofício: utilizado para comunicação externa.

    A segunda parte do texto está correto, já que os três utilizam como forma o "padrão ofício".
  • Conforme o Manual de Redação da Presidência da República:

    O Padrão Ofício
    Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o
    memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão
    ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças.

    A questão menciona a palavra "geralmente", como se houvesse alternativa ao uso do padrão ofício.
  • Como já foi dito a questão erra ao falar "servem ao mesmo propósito funcional" , outras podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: MemorandoOfícioAviso

    As modalidades de comunicação denominadas ofício, aviso e memorandoassemelham-se quanto à forma, visto que todas devem ser formatadas conforme o padrão ofício; quanto à finalidade, o memorando distingue-se do ofício e do aviso por destinar-se à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - ANP - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Ofício

    O ofício é correspondência destinada a tratar de assuntos oficiais pelos órgãos ou entidades da administração pública entre si ou com cidadãos em geral. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - Direito

    Disciplina: Redação Oficial

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.


  • considerei que o propósito funcional seria mais geral, como por exemplo, comunicação. Portanto, os três teriam o mesmo propósito.


    Alguém mais?


  • Depois de fazer esta maldita prova, vou aprofundar-me na elaboração de um projeto de lei que tire o poder destas bancas que num dia acham que estão certas e no outro acham que estão erradas, sempre sem avisar o coitado do concurseiro!!!!!!!!!

    Vão dizer que está errada a dita questão pois os documentos não tratam do mesmo proposito funcional, qual seja, comunicar de forma impessoal as diretrizes do serviço publico, seja internamente ou externamente!!! 

  • Candeia, você está corretíssimo. Fiz uma questão aos moldes e adivinha, o gabarito dado pelo CESPE foi de errado. Vai entender essa p ...

  • O enunciado informa que "memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado "padrão ofício", em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes".

    O Manual de Redação Oficial informa que "Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando". Neste caso, eles não têm o propósito funcional, como informa o enunciado, pois cada um tem uma determinada função, mesmo dividindo a mesma diagramação.


    A resposta é incorreta. 


  • Eles NÃO servem para o mesmo propósito funcional. 

  • AMOfunções ou finalidades diferentes e diagramação ou formatação iguais, que é o padrão ofício.