SóProvas


ID
2450869
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arranjo dos documentos pode obedecer a várias formas, desde que a instituição defina a utilização específica de um. Existem três métodos básicos que podem ser utilizados na classificação de documentos públicos: funcional, organizacional (ou estrutural) e por assunto. Com base em conhecimentos a respeito de gerenciamento da informação e gestão de documentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Na classificação funcional agrupam-se os documentos de acordo com a função (atividade ou transação) que lhes deu origem. Criam-se, portanto, unidades de arquivamento (processos/dossiês) para cada ato ou transação.
II. Na classificação organizacional, a principal forma de se agrupar documentos organizacionalmente é a descentralização dos mesmos, na qual cada órgão, departamento ou divisão, que executa atividades bem distintas dos demais, mantém seus próprios arquivos.
III. Na classificação por assunto é comum o engano de se aplicar um grande esquema de assunto, para a elaboração de planos de classificação, quando a organização por função ou estrutura seria mais eficiente. Defende-se, dentro de uma perspectiva integrada à avaliação, a classificação funcional, que gera dossiês. Esses dossiês podem ter peças arquivadas em locais separados, devido às características físicas dos suportes, mas devem estar unidos sob o ponto de vista intelectual, representando abstratamente as estruturas, funções e atividades de cada organização.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.
    ____________

    4.8. Departamentalização
    A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.8
    O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato,9 a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.
    A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização.
    Os principais tipos de departamentalização são:
    4.9. Departamentalização Funcional
    É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
    Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    Figura 4.11 – Departamentalização funcional
    Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.
    Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.

     

    9 Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    10 Sobral e Peci, 2008.

  • Essa questão é de arquivologia!

  • Esta questão esta classificada errada não é ADMINISTRAÇÃO