SóProvas


ID
2451577
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Diabetes mellitus (DM) não é uma única doença, mas um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia, resultante de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas. São 415 milhões de pessoas com diabetes no mundo e a estimativa para 2040 é de 642 milhões de pessoas. No Brasil,há mais de 14 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Uma em cada 11 pessoas tem diabetes no mundo, e 12% dos gastos globais com saúde estão relacionados ao diabetes. O aumento da prevalência de diabetes tipo 2 está associado com níveis mais elevados de urbanização, o envelhecimento da população, estilo de vida sedentário e maior ingestão de açúcar. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações. Para a realização do diagnóstico de diabetes, é necessária a demonstração da hiperglicemia no sangue do paciente. Sobre a dosagem da glicose plasmática, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • B- A urina é pouco confiável para determinação sérica de glicose, já que os rins apresentam metabolismo para glicose.

    C- Alguns medicamentos podem alterar a glicemia, por exemplo: Ác. Ascórbico...

    D- É obtida principalmente pelo método enzimático colométrico.

    E- Não são utilizados.

  • A. CORRETO. Para dosagem de glicose plasmática pelo método enzimático colorimétrico, a glicose é oxidada enzimaticamente pela enzima glicose oxidase

    FUNDAMENTO: A enzima glicose oxidase (GOD) no reagente em presença de oxigênio, catalisa a oxidação da glicose presente na amostra do paciente, o que leva a formação de peróxido de hidrogênio. A enzima peroxidase (PEO) também presente no reagente, catalisa a reação de oxidação do fenol pelo peróxido de hidrogênio em presença de 4-aminoantipirina, formando um composto violáceo com absorção máxima em 505nm. 

    B. Normalmente, a amostra que mais se utiliza como material biológico para dosagem de glicose pelo método enzimático colorimétrico é a urina.

    É o plasma ou soro (amostra estável por 24 h ), apesar de que pode ser usado urina de 24h (amostra estável por 6 h), líquor (sobrenadante estável por 24 h ).

    C. Nenhum medicamento pode causar alterações na dosagem de glicose. Todos os hipoglicemiantes alteram. Propranolol, cetoconazol, paracetamol e anti-inflamatórios corticoides, por exemplo, alteram também.

    D .A glicose plasmática não pode ser dosada por métodos enzimáticos colorimétricos. É o método mais utilizado.

    E. A dosagem de glicose pode ser realizada pelo método de aglutinação, onde as partículas de glicose se aglutinam na presença de um anticorpo específico. Aglutinação decorre da ligação de um antígeno com um anticorpo. Usado em eritrócitos, bactérias, fungos e látex.