SóProvas


ID
2452309
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A determinação do valor de uma empresa no mercado não é uma tarefa simples. As premissas envolvidas no cálculo desse valor são as mais diversas e envolvem, além dos elementos patrimoniais, outros dados mais subjetivos e de difícil aferição, como as tendências de mercado, as estratégias adotadas, ou mesmo o capital humano envolvido na gestão do negócio. Deve-se estimar o valor de uma empresa por meio da aplicação de um fator de referência, o qual tem como base outras empresas já avaliadas que atuam no mesmo segmento, sendo tal fator multiplicado pelo número de lucros, receitas ou EBITDAs (lucro líquido ajustado das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização). Nesse método, considera-se, por exemplo, que a empresa vale “N vezes” seu EBITDA atual. Esse método de avaliação é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • GABA: A


    A Avaliação Relativa (ou por Múltiplos) consiste na avaliação do ativo a partir da análise de como o mercado precifica ativos considerados comparáveis. 

  • Existem várias maneiras de se realizar a avaliação (ou valuation) de uma empresa. Aproveitemos as alternativas da questão para entender melhor cada método de avaliação presente nas alternativas:

     

    a) Avaliação contábil: este seria o método mais simples de avaliação, em que o valor da empresa é a diferença entre os valores dos ativos e passivos: o patrimônio líquido. 

     

    b) Avaliação por liquidação: esta avaliação é utilizada quando a empresa alvo da avaliação parece estar sujeita a descontinuidade, isto é, encerrará suas operações em algum momento do futuro. Esta avaliação também é derivada da avaliação contábil e consiste em precificar a empresa pelo seu valor de seus ativos a preço de venda descontados os gastos estimados com a venda. A avaliação por liquidação também pode ser calculada utilizando-se do valor contábil dos ativos ajustado a um índice de inflação durante o período. 

     

    c) EVA ou valor econômico agregado: Esta medida é o valor excedente criado pela empresa sobre os seus investimentos existentes. Seu cálculo exige o conhecimento do custo de capital da empresa e do total investido por ela, e resulta em uma avaliação econômica da empresa. Por este método, o valor da empresa é a soma do capital investido adicionado ao valor presente do EVA de seus ativos existentes e de seus projetos futuros.

     

    d) Avaliação por múltiplos ou avaliação relativa: neste tipo de avaliação, o valor da empresa é realizado com base em resultados de empresas similares, e são baseadas em múltiplos de índices selecionados, tais como preço/vendas, ou múltiplos de lucros, receitas, etc. No caso de utilização de múltiplo de lucro, por exemplo, o valor do ativo seria o múltiplo de lucros que tal ativo gerou. Uma empresa pode ser avaliada com base na comparação entre empresas similares dado seu múltiplo do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA). 

     

    e) Fluxo de caixa descontado: Esta medida calcula o valor da empresa com base no valor presente dos fluxos de caixa livres descontados de seu conjunto de ativos. 

    (FONTE: tec concursos Martha Bianchi)