-
Centrípeto: que se aproxima do eixo de rotação, ou seja, o crescimento das cidades na regiao metropolitana visam a aproximação do centro da capital goiana.
-
Adj. : que se dirige para o centro, que procura aproximar-se do centro.
Aceleração centrípeta;
Força centrípeta.
-
Caracas, errei essa questão. Mas vamos lá para nunca mais errar o significado dessa palavra!
CENTRÍPETO: que se aproxima ou tenta aproximar-se do eixo de rotação; axípeto.
Se nós tivevessemos lembrado de seu significado, certamente acertaríamos a questão, uma vez que a tendência do crescimento populacional é a aproximação dos dos grandes centros (regiões metropolitanas). Assim, o centro (eixo central) é Goiânia e a população tende aproximar-se dela.
Isso você agoa já sabe, mas o "BIZU" ou "MACETE" é:
CENTRÍPETO===>>> Você lembra do seu "PÉ" ===>>> centríPÉto===>>> Lembra do "PÉ" (Para dentro),
Seus pés farão você lembrar que você é o eixo. Os pés são o ponto de apoio e sustentação do corpo (eixo).
CentríPEto===>>> De fora para dentro (os de fora se aproximam do centro/eixo).
-
os criterios que usei para responder a questao foi o seguinte
primeiro temos que saber o significado de cada palavra logo
centrípeto - movimento de fora para dentro.
centrífugo - movimento de dentro para fora.
despolarizado – desordenado
descentrado - fora do centro
portanto: Goiania foi uma cidade planejada logo o crescimento populacional se deu por migração interna ou seja um movimento de fora para dentro
espero ter ajudado
-
Gabarito: A
Comentário:
De maneira simples e direta, o movimento centrípeto aconteceu porque Goiânia (1933) concentrava os benefícios, poder, recursos e investimentos na região centro-oeste do país por parte do Governo Central (Getúlio Vargas) e depois com a construção de Brasília (1956) com o então presidente Juscelino Kubitschek . Desse modo, existiu uma grande migração para Goiás e anos depois em massa para Brasília para "entrar no trem da alegria dos benesses". Ainda que outros munícípios estejam crescendo, as capitais crescem numa velocidade maior, assim permanecendo essa forte influência principalmente para o setor de serviços em Goiânia e Brasília. (concentração de poder).
Como exemplo, temos Aparecida de Goiânia, que eventualmente, quem mora em Goiânia tem a sensação que tais munícipios são "tudo junto e misturado", principalmente no campo político-administrativo.
Outro exemplo que temos é a previsão de um prédio empresarial com 183 metros no valor de R$ 350 milhões na capital Goiânia, previsto para ser o 2º mais alto do Brasil. No empreendimento, de 50 andares, funcionarão hospital, hotéis e shopping. Orçada em R$ 350 milhões, a obra deve terminar em meados de 2018.
Obs.: Vale mencionar que a República Federativa do Brasil por distribuir os seus poderes entre os Entes Federados (União, Estados, Munícipios e DF), se caracteriza como uma Federação Centrífuga. (descentralização política de poder)
-
ESTA ERRADO O GABARITO ALBERTO
CORRETO É LETRA A! CENTRIPETO
MUITO CUIDADO PESSOAL NOS COMENTARIOS DE PESSOAS QUE NAO SAO PROFESSORES! PRA NAO APRENDER ERRADO. SE NAO SABE O QUE VAI ESCREVER. POR FAVOR NAO ESCREVA .
-
Resposta: a) centrípeto.
Confirma-se o movimento centrípeto iniciado em Goiânia nos anos de 1990.
O crescimento das cidades na região metropolitana visam a aproximação do centro da capital.
"Ninguém precisa acreditar em você além de você mesmo."
-
padrão do crescimento populacional é centrípeto. (Que sihnifica: que se aproxima ou tenta aproximar-se do eixo de rotação; axípeto.)
-
Macete:
- Centrípeto: perto do centro
- Centrífugo: fuga do centro.
-
Pelo que entendi pesquisando no Dr. Google é que Goiania ainda atrai bastante gente e daí considerar q o movimento populacional é centrípeto.
Não acredito q a banca tenha considerado o período de 1933, mas sim a época atual né? pra banca considerar a época da construção de gyn e bsb ela teria q ser mais explícita.
com relação as definições:
Fase centrípeta – as cidades funcionam como polos de atração da população rural, verificando-se uma tendência para a concentração da população e das atividades económicas, nos centros urbanos. Este movimento do exterior para o interior do espaço urbano corresponde a uma etapa no crescimento das áreas urbanas.
Fase centrífuga – movimento de desconcentração urbana (deslocação de populações, indústrias e algumas funções terciárias, mais exigentes em espaço) em direção às áreas periféricas, fazendo aumentar o tecido urbano envolvente, provocado pela disputa dos preços do solo urbano, pelas atividades terciárias de nível mais alto.
http://umabatatanacidade.blogspot.com/2013/01/a-expansao-urbana-urbanizacao-e_8014.html
-
Gabarito: A
-
A Região Metropolitana de Goiânia (RGM) exerce importante papel na região central do Brasil, juntamente com Brasília. Em relação à metrópole goiana, o padrão do crescimento populacional é centrípeto. (movimento centrípeto, em direção ao centro da metrópole.)
CENTRÍPETO >>>> DE FORA P/ >> DENTRO.
CENTRÍFUGO >>> DE DENTRO P/ >> FORA.
-
Ao longo das décadas, a cidade de Goiânia exerceu importante papel na região central do Brasil, juntamente com Brasília. Em relação à metrópole goiana, o padrão do crescimento populacional é caracterizado como centrípeto. Ou seja, a cidade funciona como um polo de atração populacional. A seguir, apresento as distinções entre as dinâmicas de expansões urbanas “centrípeta” e “centrífuga”.
Fase centrípeta (de fora para dentro) – As cidades exercem a função de polo de atração da população rural. Há uma tendência para a concentração da população e das atividades econômicas nos centros urbanos.
Fase centrífuga (de dentro para fora) – Há desconcentração urbana (deslocação de populações, indústrias e algumas funções terciárias, mais exigentes em espaço) em direção às áreas periféricas, aumentando o tecido urbano.
Resposta: A