-
Gabarito Letra C
CPC 27 - Imobilizado
Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumuladas.
bons estudos
-
GABARITO LETRA C.
Exemplificando em números:
VALOR DO BEM: 10.000
(-) DEPRECIAÇÃO: (2.000)
(=) VALOR CONTÁBIL DO BEM: 8.000
Ou seja, o valor do bem deduzido a sua depreciação é chamado de VALOR CONTÁBIL
-
Valor recuperável maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso. Um ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável.
Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros estimados, que devem resultar do uso de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa.
O valor presente equivale ao somatório dos fluxos de caixa futuros descontados por uma taxa de desconto que represente a percepção de risco, ou a exigência de retorno, do investidor. Assim, o valor presente representa qual o preço atual, ponderado no tempo, de uma empresa. O valor presente dividido pelo número de ações emitidas por uma companhia representará o valor unitário das ações da empresa.
O valor justo líquido de despesa de venda é o montante a ser obtido pela venda de um ativo ou unidade geradora de caixa em transações em bases comutativas, entre partes conhecedoras e interessadas, menos as despesas estimadas de venda.
-
Valor Contábil é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas.
Assim, correta a alternativa C.
-
Conforme o CPC 27, o valor do custo de aquisição do imobilizado deve ser ajustado pela conta de depreciação acumulada e da perda por redução ao valor recuperável acumulada. O valor resultante após essas deduções é o valor contábil.
-
Valor do Bem
(-) depreciação
= Valor contábil.