SóProvas


ID
2454370
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A operação de arrendamento mercantil que transfere ao arrendatário substancialmente todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado, como obsolescência tecnológica, desgastes, etc, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Arrendamento Mercantil Financeiro é equivalente a uma compra financiada. Há transferência substancial dos riscos e benefícios. O título de propriedade pode ou não vir a ser transferido, mas há a opção de compra por um preço suficiente mais baixo que o valor justo.

     

    Arrendamento Mercantil Operacional é equivalente a um aluguél. Não há transferência substancial de riscos e benefícios.

     

    Leaseback: é a venda de um ativo com seu concomitante arrendamento. Exemplo: eu vendo meu carro pro banco e ele arrenda esse carro pra mim, na prática é um jeito de o banco emprestar dinheiro e ficar com uma garantia.

  • Gabarito: Letra B

     

    O Arrendamento mercantil (leasing), basicamente, pode ser de dois tipos: operacional e financeiro. A diferença entre um e outro reside principalmente no seguinte critério: o leasing transfere ou não os riscos e benefícios inerentes à propriedade.

     

    Se transferir, será classificado como leasing financeiro. Se não, como leasing operacional. O tema está prescrito no CPC 06, que dispõe sobre o arrendamento mercantil.

     

    BIZÚ:

     

    trasFere --> Financeiro

  • Um arrendamento é classificado como financeiro, quando há a transferência substancial de todos os riscos e benefícios associados à propriedade do ativo subjacente.

    No arredamento operacional não há transferência substancial de todos os riscos e benefícios associados à propriedade do ativo subjacente.

  • O arrendamento é classificado como arrendamento financeiro se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. O arrendamento é classificado como arrendamento operacional se não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente.

    Com isso, correta a alternativa B.