SóProvas


ID
2455321
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre a escrituração contábil,
I. A escrituração contábil em forma digital deverá ter o arquivo magnético autenticado pelo registro público competente e ser impressa e encadernada em forma de livro para segurança da escrituração contábil da entidade.
II. A escrituração no Livro Diário deverá ser em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, devendo registrar todas as operações ocorridas e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.
III. A documentação contábil possui características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas exclusivamente pela legislação, e essa documentação, quando armazenada em papel, deverá estar assinada pelo responsável da entidade e pelo profissional da contabilidade, devendo ser submetida ao registro público competente quando for armazenada em meio magnético.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I - Não precisa ser impressa.

    II - certo

    III - É o registro no Livro Diário que deve obedecer as formalidades extrínsecas e intrínsecas. 

     

     

  • Gabarito Letra A

     

    Resolução CFC 1330

     

    Item I - (ERRADO) 

    16. No caso da entidade adotar processo eletrônico ou mecanizado para a sua escrituração contábil, os formulários de folhas soltas, devem ser numerados mecânica ou tipograficamente e encadernados em forma de livro. 

    17. Em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro, porém o arquivo magnético autenticado pelo registro público competente deve ser mantido pela entidade.

     

    Item II - (CERTO)

     

    Item III - (ERRADO)

    Documentação contábil

    26. Documentação contábil é aquela que comprova os fatos que originam lançamentos na escrituração da entidade e compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, de origem interna ou externa, que apóiam ou componham a escrituração.

    27. A documentação contábil é hábil quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica-contábil ou aceitas pelos “usos e costumes”.

    28. Os documentos em papel podem ser digitalizados e armazenados em meio magnético, desde que assinados pelo responsável pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado, devendo ser submetidos ao registro público competente.