SóProvas


ID
2455732
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De acordo com esta lei,

Alternativas
Comentários
  • I) INCORRETA: na verdade, o objetivo de promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental é uma diretriz geral de ação da Política Nacional dos Recursos Hídricos.

     

    II) INCORRETA: a cobrança pelo uso de recursos hídricos de fato é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos, mas de acordo com a lei, não há relação com a redução dos custos de combate à poluição das águas. Este último objetivo refere-se ao enquadramento dos corpos de água segundo os usos preponderantes da água (art. 9º, inciso II)

     

    C) CORRETA: art. 5º, inciso III

     

    D) INCORRETA: esta competência é do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (art. 35, inciso I)

  • Fazendo uma complementação no fundamento da colega Amanda Cunha acerca da alternativa correta C, acrescento o artigo 15, inciso IV da respectiva lei, pois esse dispositivo é o que dispõe sobre a suspensão do direito de uso nos casos referidos na respectiva assertiva.

  • a) ERRADO. a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental constitui uma das diretrizes gerais de ação para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (Art 3., III).

    b) ERRADO. A cobrança pelo uso constitui sim um de seus instrumentos, porém

    Art. 19. A cobrança pelo uso de recursos hídricos objetiva:

    I - reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor;

    II - incentivar a racionalização do uso da água;

    III - obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.

    c) CORRETO. A outorga constitui um dos instrumentos da PNRH (Art. 5, III) e, conforme Art. 15. A outorga de direito de uso de recursos hídricos poderá ser suspensa parcial ou totalmente, em definitivo ou por prazo determinado, nas seguintes circunstâncias:

    I - não cumprimento pelo outorgado dos termos da outorga;

    II - ausência de uso por três anos consecutivos;

    III - necessidade premente de água para atender a situações de calamidade, inclusive as decorrentes de condições climáticas adversas;

    IV - necessidade de se prevenir ou reverter grave degradação ambiental;

    V - necessidade de se atender a usos prioritários, de interesse coletivo, para os quais não se disponha de fontes alternativas;

    VI - necessidade de serem mantidas as características de navegabilidade do corpo de água.

    d) ERRADO. Conforme:

    Art. 41. As Agências de Água exercerão a função de secretaria executiva do respectivo ou respectivos Comitês de Bacia Hidrográfica.