-
Uaiii, mas como? Não há maneira que se crescer em direção ao Centro.... temo que crescer para fora (centrífugo)
-
Não entendi o porque
-
A região metropolinana de Goiânia (RMG) possui onze munícipios que crescem em direção ao centro onde fica a maior cidade, que é Goiânia. Daí, conclui-se que, em relação à metropole Goiânia, o seu crescimento é centrípeto (de fora para o Centro, em direção ao Centro)
-
"A partir dos anos 2000, um novo fenômeno passou a influenciar o desenvolvimento urbano de Goiâ- nia. Por toda a cidade, vê-se o surgimento de condomínios horizontais fechados de luxo, como os Jardins na Região Sudoeste, o Alphaville Flamboyant na Região Sudeste, o Aldeia do Vale na Região Norte, o Condomínio do Lago na Região Oeste, o Alto da Boa Vista na Região Noroeste/Mendanha, dentre outros, além de shoppings e grandes redes de supermercados. Mas também se vê surgir ou perpetuar bairros de população carente, resultantes de experiências conflituosas, como o Madre Germana e o novíssimo Grajaú na Região Sudoeste, o Vale dos Sonhos na Região Norte e o Jardim Primavera na Região Noroeste. Dessa forma, ao se constatar, em todas as regiões da cidade, o desenvolvimento de processos semelhantes, confirma-se o movimento centrípeto iniciado em Goiânia nos anos de 1990, num processo de descentralização de suas principais dinâmicas."
https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/viewFile/28218/16063
"Longe se Vai quem acredita"
-
Adj. : que se dirige para o centro, que procura aproximar-se do centro.
Aceleração centrípeta;
Força centrípeta.
-
Gabarito: A
Comentário:
De maneira simples e direta, o movimento centrípeto aconteceu porque Goiânia (1933) concentrava os benefícios, poder, recursos e investimentos na região centro-oeste do país por parte do Governo Central (Getúlio Vargas) e depois com a construção de Brasília (1956) com o então presidente Juscelino Kubitschek . Desse modo, existiu uma grande migração para Goiás e anos depois em massa para Brasília para "entrar no trem da alegria dos benesses". Ainda que outros munícípios estejam crescendo, as capitais crescem numa velocidade maior, assim permanecendo essa forte influência principalmente para o setor de serviços em Goiânia e Brasília. (concentração de poder).
Como exemplo, temos Aparecida de Goiânia, que eventualmente, quem mora em Goiânia tem a sensação que tais munícipios são "tudo junto e misturado", principalmente no campo político-administrativo.
Outro exemplo que temos é a previsão de um prédio empresarial com 183 metros no valor de R$ 350 milhões na capital Goiânia,previsto para ser o 2º mais alto do Brasil. No empreendimento, de 50 andares, funcionarão hospital, hotéis e shopping. Orçada em R$ 350 milhões, a obra deve terminar em meados de 2018.
Obs.: Vale mencionar que a República Federativa do Brasil por distribuir os seus poderes entre os Entes Federados (União, Estados, Municípios e DF), se caracteriza como uma Federação Centrífuga. (descentralização política de poder)
-
nem eu, tbm acho que a tendencia tem sido as pessoas sairem de Goiania e irem morar nas areas mais afastadas, porem dentro da região metropolitana, o motivo principal e que o metro quadrado dentro de Goiania esta muito caro, este e o principal motivo pelo qual os goianienses estão buscando um espaço propio fora de Goiania, porem dentro da regiao proxima, trabalham em Goiania e moram no entorno.
-
A pergunta fala sobre a região metropolitana, e dentro dos municípios periféricos há a tendência de crescimento perto das fronteiras com o município de Goiânia. Por isso, fala-se em um movimento centrípeto, em direção ao centro da metrópole.
-
CENTRÍFUGO :: DE DENTRO PRA FORA
..
CENTRÍPETO :: DE FORA PRA DENTRO
..
GAB/A
-
baixaria cara, aqui e só pra postar comentários... para de babaquice!
Existe vários Comentários iguais... isso e coisa de debio....
-
gb a ?
-
gb a ?
-
RUBENS ??? SÓ CHORA ?
-
GABARITO/A
CENTRÍPETO >>>> DE FORA P/ >> DENTRO.
CENTRÍFUGO >>> DE DENTRO P/ >> FORA.
-
(movimento centrípeto, em direção ao centro da metrópole.)
CENTRÍPETO >>>> DE FORA P/ >> DENTRO.
CENTRÍFUGO >>> DE DENTRO P/ >> FORA.
Fase centrípeta – as cidades funcionam como polos de atração da população rural, verificando-se uma tendência para a concentração da população e das atividades econômicas, nos centros urbanos. Este movimento do exterior para o interior do espaço urbano corresponde a uma etapa no crescimento das áreas urbanas.
Fase centrífuga – movimento de desconcentração urbana (deslocação de populações, indústrias e algumas funções terciárias, mais exigentes em espaço) em direção às áreas periféricas, fazendo aumentar o tecido urbano envolvente, provocado pela disputa dos preços do solo urbano, pelas atividades terciárias de nível mais alto.
-
Centrípeto (de fora para o Centro, em direção ao Centro)