SóProvas


ID
2457778
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios:

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gab: B

  • Lei 8.212 art. 3

  • GABARITO LETRA B

    LEI 8.112

    Art. 3º A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego INvoluntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente

  • GABARITO: LETRA B

    TÍTULO III

    DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

    Art. 3º A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.

    FONTE: LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991.

  • Questão versa sobre os objetivos da Previdência Social, à luz da Lei 8.212/91, que dispõe sobre a organização e custeio da Seguridade Social. A escorreita resolução demanda o acionamento do art. 3º, da Lei 8.212/91, litteris: “Art. 3º A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente”. Diante do dispositivo legal sobredito, a única opção que contempla corretamente os objetivos securitários legais da Previdência Social, é aquela mencionada na alternativa “b”, todas as demais divergem do estabelecido em lei. Frederico Amado (2015, p. 65), assim leciona acerca da Previdência Social: “No Brasil, um dos grandes traços que diferenciam a previdência social da assistência social e da saúde pública é o seu caráter contributivo, pois apenas terão cobertura previdenciária às pessoas que vertam contribuições ao regime que se filiaram, de maneira efetiva ou nas hipóteses presumidas por lei, sendo pressuposto para a concessão de benefícios e serviços aos segurados e seus dependentes”.

    GABARITO: B.

    Referência: AMADO, Frederico. Direito Previdenciário - Col. Sinopses Para Concursos. 5ª ed. Salvador: JusPODIVM, 2015, p. 65.  

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre previdência social, mormente o previsto na Lei 8.212/1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui Plano de Custeio.


    A redação do art. 3º da Lei 8.212/1991, prevê que a Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.


    A) A alternativa está equivocada ao mencionar: dispensáveis de manutenção.


    B) A alternativa está correta, vez que compatível com a redação do art. 3º da Lei 8.212/1991.


    C) A alternativa está equivocada ao mencionar: dispensáveis de manutenção e por motivo de capacidade.


    D) A alternativa está equivocada ao mencionar: desemprego voluntário.


    E) A alternativa está equivocada ao mencionar: dispensáveis de manutenção e por motivo de capacidade, desemprego voluntário.


    Gabarito do Professor: B

  • Lembrando que o RGPS não abrange o custeio de auxílio desemprego, no caso de desemprego involuntário. Quem paga o referido auxílio é o Ministério do Trabalho e do Emprego.

    Erros, me avisem.

    Abraços!

  • Esse é o artigo 3º, da lei 8.212/91

    Art. 3º A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.

    Esse também é o artigo 1º, da Lei 8.213/91

    Art. 1º A Previdência Social, mediante contribuição, tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.

    Fiquem ligados que os examinadores costumam com uma certa frequência trocar o termo "desemprego involuntário" por "desemprego voluntário". Não é a primeira questão que eu vejo com essa pegadinha.

    Gabarito: B

  • O quer dizer "indispensáveis de manutenção"???