Queridos amigos, os solos podem ser classificados, quanto a sua origem, em dois grandes grupos: solos residuais e solos transportados.
Os solos residuais são aqueles de decomposição das rochas que se encontram no próprio local em que se formaram. Para que eles ocorram, é necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja maior do que a velocidade de remoção por agentes externos. A indicação da rocha-mãe é de extrema importância para a análise dos solos residuais, pois ela condiciona, entre outras coisas, a própria composição física do perfil em estudo.
Já os solos transportados são aqueles que foram levados ao seu local atual por algum agente de transporte. Solos formados por ação da gravidade são chamados de solos coluvionares. Já os solos resultantes do carregamento pela água são chamados de solos aluvionares. Os solos transportados pelo vento dão origem aos depósitos de solos eólicos (este tipo de transporte provoca o arredondamento das partículas). O transporte por geleiras dá origem aos glaciais e são muito mais frequentes na Europa e nos Estados Unidos.
São chamados de solos orgânicos aqueles que contêm uma quantidade significativa (cerca de 4 a 20%, em peso) de matéria decorrente da decomposição de origem vegetal ou animal, em vários estágios de decomposição. Geralmente são bem problemáticos devido ao seu comportamento extremamente compressível.
Resposta: B