SóProvas


ID
2460727
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, frequentemente designada pela sigla CID (em inglês: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems - ICD) fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.

    O CID é a base para a identificação de tendências e estatísticas da saúde em nível mundial e o padrão internacional para relatar doenças e condições de saúde. É o padrão de classificação diagnóstica para todos os fins clínicos e de pesquisa. Ela define o universo de doenças, distúrbios, lesões e outras condições de saúde relacionadas, listadas de forma abrangente e hierárquica que permite:

    - fácil armazenamento, recuperação e análise de informações de saúde para a tomada de decisões com base em evidências;

    - compartilhar e comparar informações de saúde entre hospitais, regiões, configurações e países; e

    - comparações de dados no mesmo local em diferentes períodos de tempo

    Em atestados médicos, não é obrigatório que conste o código CID 10 ou o nome da doença. O médico somente deve colocar o diagnóstico a pedido do próprio paciente que, no entanto, pode preferir omitir a informação, a fim de evitar situações de constrangimentos e discriminação. O empregador é obrigado a aceitar os atestados sem qualquer especificação da enfermidade. Havendo suspeitas da veracidade do documento ou da idoneidade do paciente e do médico, o documento pode ser contestado judicialmente.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    www.cid10.com.br

    https://www.conjur.com.br/2015-set-11/trabalhador-nao-obrigado-informar-doenca-atestado

    www.tst.jus.br


  • Atestados médicos entregues a trabalhadores sem indicação da CID não têm validade junto às empresas, podendo ser recusados pelos empregadores.