SóProvas



Questões de Classificação Internacional de Doenças - CID10


ID
639433
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um cliente apresenta pensamentos, imagens ou impulsos que são desagradavelmente repetidos. De acordo com as Diretrizes Diagnósticas da CID (Classificação Internacional das Doenças) - 10, essa é uma das características clínica do transtorno

Alternativas
Comentários
  • TOC OU DOC É um trastorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis. É considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população.
    o diagnostico é clinico.


    hipocondríaco  também conhecida por nosomifalia é um indivíduo que acredita na presença de doença. Geralmente reconhecem a presença de sinais e sintomas das mais variadas patologias no seu próprio corpo, entrando por vezes em estados de pânico. É tido como um distúrbio psiquiátrico, necessitando muitas vezes de ajuda medica especializada. O hipocondríaco em muitos casos se sente melhor ao tomar uma série de remédios para se dopar, achando assim, estar livre das supostas doenças. Alguns relatam que ficam felizes ao tomar os remédios.por vezes entra numa depressão profunda por pensar ter muitas doenças.

ID
1346482
Banca
CETRO
Órgão
CAISM PHILIPPE PINEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Correlacione as patologias e suas características e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Patologias

1. Claustrofobia.
2. Agorafobia.
3. Fobia Social.
4. Fotofobia.

Características

( ) Medo de ficar em ambiente fechado.
( ) Medo de se expor em público.
( ) Hipersensibilidade à luz.
( ) Medo de ficar no meio de multidões.

Alternativas

ID
1359994
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após atendimento a um trabalhador acidentado, utilizando os códigos da Classificação Internacional de Doenças, o técnico de enfermagem deve conferir o registro referente à data e hora do atendimento, ao local de ocorrência e à causa do atendimento, indicando se houve acidente do trabalho ou de trânsito.

Essas informações, segundo Tabela-padrão estabelecida pelo Ministério da Saúde, correspondem a

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.

    Acidente de trabalho ou de trajeto: é o acidente ocorrido no exercício da atividade profissional a serviço da empresa ou no deslocamento residência / trabalho / residência, e que provoque lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou redução – permanente ou temporária – da capacidade para o trabalho ou, em último caso, a morte;

    Doença ocupacional: é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

    Quando o técnico de enfermagem do trabalho confere o registro referente à data e hora do atendimento, ao local de ocorrência e à causa do atendimento, indicando se houve acidente do trabalho ou de trânsito ele esta fazendo uma identificação do evento ou do atendimento realizado.

    Não são dados complementares porque ele esta revendo dados já coletados. O técnico não está identifificando o profissional que prestou o atendimento, massim o que recebeu. Alem disso, não esta identificando apenas o funcionário, mas também o atendimento recebido.Por fim, também o intuito não e identificar a instituição que forneceu o atendimento.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    http://trabalho.gov.br

    https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/comunicacao-de-acidente-de-trabalho-cat/



ID
2308003
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Alguns conceitos-chave adotados pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente seguem a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS), que define evento adverso como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. Esses conceitos fazem parte da taxonomia de Classificação Internacional de Segurança do Paciente da OMS. Complementando:

    a) Risco: probabilidade de um incidente ocorrer;

    b) Incidente: evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente;

    d) Circunstância Notificável: é o incidente com potencial de dano ou lesão 

    e) Incidente sem lesão: é o incidente que atingiu o paciente, mas não causou danos. 

    Nem todos esses conceitos estão presentes na Portaria 529/2013 (PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE). 

    FONTES: PORTARIA 529/2013

    http://coral.ufsm.br/ppgenf/images/Dissertacoes_alunos/Dissertacao_Priscila_Kelly_Dias_Padilha.pdf

    &

    http://www.singep.org.br/4singep/resultado/265.pdf

  • Evento Adverso - é qualquer ocorrência médica indesejável que ocorra com um paciente que tenha recebido um produto farmacêutico e que não necessariamente tenha relação causal estabelecida com este tratamento. Um evento adverso inclui qualquer sinal desfavorável e não intencional (achados laboratoriais anormais, por exemplo), sintomas, ou doença temporariamente associada com o uso do medicamento, relacionado ou não ao medicamento.

    Portanto, a definição segundo a OMS é incidente com potencial de dano ou lesão.


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia


    http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/manual/e...

    www.cofen.gov.br

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/p...



ID
2443669
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o conceito de Iatrogênia, qual é a alternativa correta?

Alternativas
Comentários
  • GAB correto B


ID
2460727
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, frequentemente designada pela sigla CID (em inglês: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems - ICD) fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.

    O CID é a base para a identificação de tendências e estatísticas da saúde em nível mundial e o padrão internacional para relatar doenças e condições de saúde. É o padrão de classificação diagnóstica para todos os fins clínicos e de pesquisa. Ela define o universo de doenças, distúrbios, lesões e outras condições de saúde relacionadas, listadas de forma abrangente e hierárquica que permite:

    - fácil armazenamento, recuperação e análise de informações de saúde para a tomada de decisões com base em evidências;

    - compartilhar e comparar informações de saúde entre hospitais, regiões, configurações e países; e

    - comparações de dados no mesmo local em diferentes períodos de tempo

    Em atestados médicos, não é obrigatório que conste o código CID 10 ou o nome da doença. O médico somente deve colocar o diagnóstico a pedido do próprio paciente que, no entanto, pode preferir omitir a informação, a fim de evitar situações de constrangimentos e discriminação. O empregador é obrigado a aceitar os atestados sem qualquer especificação da enfermidade. Havendo suspeitas da veracidade do documento ou da idoneidade do paciente e do médico, o documento pode ser contestado judicialmente.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    www.cid10.com.br

    https://www.conjur.com.br/2015-set-11/trabalhador-nao-obrigado-informar-doenca-atestado

    www.tst.jus.br


  • Atestados médicos entregues a trabalhadores sem indicação da CID não têm validade junto às empresas, podendo ser recusados pelos empregadores.


ID
2718787
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco - GBCR, um sistema de classificação de risco deve ter como objetivo maior priorizar o paciente conforme a gravidade clínica com que se apresenta no serviço de saúde.


Sobre as boas práticas para a Classificação de Risco propostas por esse grupo, constituem premissas para utilização do Sistema Manchester, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Garantir que os profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) sejam devidamente capacitados para o atendimento às diretrizes do Protocolo de Manchester, e ainda, em restrita conformidade às recomendações do Sistema Manchester de Classificação de Risco.

  • RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS REFERENTE A ADESÃO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MANCHESTER DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

     Garantir que os profissionais (médicos e/ou enfermeiros) sejam devidamente capacitados para o atendimento às diretrizes do Protocolo de Manchester, e ainda, em restrita conformidade às recomendações do Sistema Manchester de Classificação de Risco.

    B- tecnico de enf não realiza classificação de risco

  • São várias as premissas para implantação da classificação de risco pelo Sistema Manchester dentre algumas temos:

    - Disponibilizar no mínimo um ponto para a classificação de risco. Na hipótese de haver mais de dez pacientes aguardando pela classificação deve ser disponibilizado mais um ponto para realização da classificação de risco;

    - Garantir que os profissionais (médicos e/ou enfermeiros) sejam devidamente capacitados para o atendimento às diretrizes do Protocolo de Manchester, e ainda, em restrita conformidade às recomendações do Sistema Manchester de Classificação de Risco.

    - Manter o ponto de classificação de risco próximo à porta de entrada do serviço, possibilitando que o profissional classificador tenha uma visão dos usuários que aguardam para serem classificados e/ou atendidos, preservando, entretanto, a privacidade do paciente;

    - Não permitir que profissionais não capacitados e devidamente certificados se utilizem e apliquem o Sistema Manchester de Classificação de Risco para prestar atendimento nos pontos de atenção às urgências/emergências.

    Observe que a alternativa B está errada por apenas um detalhe, muito importante, mas um detalhe. Os profissionais capacitados para a classificação de risco é o médico e o enfermeiro, o técnico de enfermagem não pode fazê-la, por isso que a afirmação da letra B está errada.

    Gabarito do Professor: Letra B

    Bibliografia

    www.gbcr.org.br



  • A classificação de risco SÓ PODE ser realizada por profissionais de nível SUPERIOR.

    PORTANTO, LETRA B


ID
2874151
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UPA-CS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a função da classificação internacional das doenças (CID).

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOÊNÇAS (CID)

    Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. ... Fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.


ID
3185104
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dependência química é definida pela 10a edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. Conforme as definições da CID-10 sobre o uso prejudicial e a dependência de álcool e outras drogas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas