SóProvas


ID
2461126
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No projeto geométrico de uma estrada, a diferença radial entre a trajetória do centro do eixo dianteiro e a trajetória do centro do eixo traseiro, segundo o Manual de projeto geométrico de travessias urbanas do DNIT (2010), é definida como:

Alternativas
Comentários
  • Define-se como Arraste a diferença radial entre a trajetória do centro do eixo dianteiro e a trajetória
    do centro do eixo traseiro.

  •  Conforme o Manual do DNIT

    Arraste a diferença radial entre a trajetória do centro do eixo dianteiro e a trajetória do centro do eixo traseiro.

    Varredura (swept path), área coberta pela passagem do veículo em seu deslocamento, situada entre as trajetórias do ponto externo do balanço dianteiro e da face do pneu traseiro do lado interno da curva.

    Curva tractrix é descrita pelo centro do eixo traseiro da última unidade rebocada, o extremo interno do eixo se situa à distância de meio eixo traseiro, medido entre as faces externas dos pneus.

    Superlargura – acréscimo total de largura proporcionado às pistas em curvas, de forma a considerar as exigências operacionais então decorrentes, crescentes com a curvatura, e assegurar um padrão adequado de segurança e conforto de dirigi.

    Raio Mínimo - como o raio da trajetória descrita pela roda externa dianteira, quando o veículo executa seu giro mais fechado possível a baixa velocidade, em geral nunca superior a 15 km/h.

  • Arraste: diferença radial entre a trajetória do centro do eixo dianteiro e a trajetória do centro do eixo traseiro.

    Varredura (swept path): área coberta pela passagem do veículo em seu deslocamento, situada entre as trajetórias do ponto externo do balanço dianteiro e da face do pneu traseiro do lado interno da curva.  

    Imagem para complementar o entendimento da questão:

    https://docplayer.com.br/docs-images/25/6763584/images/182-0.png