SóProvas


ID
2461645
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue o item.

Se um gerente tem o poder de demitir determinado empregado da empresa, então este empregado estará sujeito à autoridade em linha do gerente. 

Alternativas
Comentários
  • ORGANIZAÇÃO LINEAR


    É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.


    A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os supordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade(que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas). Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre a cadeia escalar.

  • Não entendi, alguém pode explicar melhor, por favor?

  • acho que o erro ta em dizer linha do gerente.

  • explicando... as vezes tem um cara que faz só as demissões ele fica isento de contatos com pessoal e etc... só chama e demite... mas sem ninguém subordinado diretamente a ele.. povo só sabe que quando chama já era. 

  • Nem sempre.

     

    Autoridade de linha é aquele cara que diz o que você deve fazer, aquele a quem você dá satisfações e é subordinado diretamente

     

    Mas o gerente que pode te demitir, pode não ser esse cara que tem autoridade direta sobre você. Ou seja, pode ser qualquer um acima dele ou lateral.

     

    Ex.: João é o seu chefe direto (sua autoridade de linha)

           José é o chefe de João e pode demitir João e você  (mas não é sua autoridade de linha)

           Antonio é o Presidente da empresa e pode demitir você, João e José. (também não é sua autoridade de linha)

  • Gabarito errado

     

  • ERRADO

     

    É exatamente como a Geovana falou.... Nem sempre o funcionário vai receber ordens só do seu superior imediato (autoridade de linha).

     

    "A hierarquia define a graduação das responsabilidades conforme os graus de autoridade. Em toda organização há uma escala hierárquica de autoridade (princípio escalar ou cadeia escalar). Daí a denominação autoridade de linha, para significar a autoridade de comando de um superior sobre um subordinado."

  • ERRADO

    CHEFE IMEDIATO(linha direta) - seu chefe, pode demitir você.

    CHEFE MEDIATO(linha indireta) - chefe do seu chefe, esse pode demitir ambos.

  • dificil nao é saber o assunto, dificil é interpretar e marcar a correta...

  • Se um gerente tem o poder de demitir determinado empregado da empresa, então este empregado estará sujeito à autoridade em linha do gerente.

    NEM SEMPRE É ASSIM.

    É interessante saber tbm a diferença entre PODER e AUTORIDADE.

    Poder = é a influência que se exerce em determinada circustância/pessoa... Nem sempre quem tem autoridade tem poder, e quem tem poder tem autoridade.

    Autoridade = aquilo que é dado de forma legítima/formal(gestão)/informal(liderança).

    fonte: Livro Administração CONTEXTUALIZADA (Adriel Sá) pág. 553 e Administração Geral e Pública (prof. Giovanna Carranza) Pág. 224.

    Aii..com base nisso, pensei da seguinte forma:

    Um gerente não pode ser seu chefe direto, MASSSS, poderá exercer uma influência (poder) para demitir sem ser necessariamente sua autoridade direta.

    ex: Eu trabalhava em uma grande empresa no ramo farmacêutico, aiiii... a Diretora da área em que eu trabalhava pediu para que minha gerente demitisse algumas pessoas do setor. Ou seja, mesmo os "piões" não estando sujeita a autoridade da diretora ela teve o PODER de demitir. Foi bem triste kkkk.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise por ser respondida com um raciocínio lógico. Um gerente de linha é aquele a quem o empregado está diretamente subordinado. Logo, esse gerente tem plenos poderes para demitir seus subordinados. 

    Por outro lado, normalmente, as empresas possuem vários gerentes, esses gerentes também possuem poderes para demitir um subordinado de outro gerente. Além disso, podem existir gerentes que sejam, inclusive, chefes do seu chefe imediato. 

    Portanto, a questão em análise está errada, pois pode existir gerente que não seja chefe imediato e possui poder para demitir um empregado subordinado a outro gerente.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Quando a pergunta vem muito bonitinha... tromba!