- ID
- 2466115
- Banca
- UFES
- Órgão
- UFES
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
De acordo com Sarmento (2002), julgue as afirmações abaixo sobre Plantões Sociais, colocando V para as forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) Com a modernização do Estado, os Plantões Sociais vêm sendo desorganizados por serem identificados com práticas assistencialistas, paternalistas e reprodutoras das relações de poder inerentes aos processos de atendimentos básicos.
( ) O próprio Estado não vem conseguindo reconstruir novas formas de atendimento e/ou criar novas condições e alternativas para que a população encontre mecanismos efetivos de garantia de sobrevivência, principalmente, por meio de programas de geração de trabalho e renda.
( ) Identificam-se práticas profissionais que, ao privilegiarem ações coletivas, descaracterizaram o Plantão Social como serviço emergencial para atendimento direto e como mobilizador de recursos, quando necessários. Assim, se, por um lado, optaram por reduzir os mecanismos assistencialistas buscando alcançar novos direitos sociais, por outro, desprestigiaram o atendimento direto de situações imediatas e/ou emergenciais específicas de parcela significativa da população.
( ) Compreende-se que as possibilidades de superação das tradicionais práticas de triagem e encaminhamento realizadas por meio do Plantão Social implicam: a) compreender a realidade destas práticas e suas contradições, do ponto de vista de um espaço político para a população que não tem mais aonde recorrer; b) destacar a prática investigativa como resgate e registro vivo do cotidiano de vida da população atendida ou não, e c) avaliar as demandas e necessidades que não estão sendo supridas, a partir da ótica dos direitos sociais, que permite rever os programas e serviços que se destinam a essas situações, possibilitando, ainda, a qualificação da infraestrutura e dos serviços.
( ) O Plantão Social continua sendo um serviço necessário ao atendimento direto, concreto e emergencial da população, sob o qual está abrigado um conjunto de ações educativas (político-ideológicas) por meio do qual é garantida uma parcela das necessidades básicas, sem necessariamente serem elas entendidas ou efetivadas como direitos sociais.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é