-
A questão deveria ser de Arquivologia e não Gestão de Pessoas.
-
Mercia leite tive essa mesma impresão. rsrsrs...
-
Cliquem em notificar erro
-
a) Os documentos de arquivo existem em numerosos exemplares e os de biblioteca, em um único exemplar ou em limitado número de cópias. [errado] é o contrário.
b) Os documentos de arquivo são produzidos e conservados com objetivos culturais; os de biblioteca, com objetivos funcionais. [errado] é o contrário.
c) Os documentos de arquivo são colecionados de fontes diversas; os de biblioteca não são objeto de coleção. [errado] é o contrário.
d) Os documentos de arquivo são classificados através de métodos predeterminados e os de biblioteca, pelas particularidades das instituições. [errado] é o contrário.
e) Os documentos de arquivo provêm tão só das atividades públicas e privadas e os da biblioteca são adquiridos por compra, doação ou permuta. [certo]
-
Os documentos de arquivos são acumulados pelos órgãos e pessoas no decorrer de suas atividades, possuem caráter orgânico com a entidade ou órgão, pois refletem suas atividades, são produzidos para testemunhar e informar, e geralmente são em um único exemplar. Os documentos de biblioteca são colecionados (por meio de compra ou doação, por exemplo) conforme for a necessidade ou vontade da biblioteca, não possuem caráter orgânico, pois quem produz esses documentos são terceiros sobre alguma área do conhecimento humano, estão presentes em múltiplos exemplares nas bibliotecas. Letra E.
-
a) Os documentos de biblioteca existem em numerosos exemplares e os de arquivo, em um único exemplar ou em limitado número de cópias.
b) Os documentos de biblioteca são produzidos e conservados com objetivos culturais; os de arquivo, com objetivos funcionais.
c) Os documentos de biblioteca são colecionados de fontes diversas; os de arquivo não são objeto de coleção.
d) Os documentos de biblioteca são classificados através de métodos predeterminados e os de arquivo, pelas particularidades das instituições.
-
Vamos analisar os itens um por vez:
A - Os documentos de biblioteca existem em numerosos exemplares e os de arquivo, em um único exemplar ou em limitado número de cópias. Errado.
B - Os documentos de biblioteca são produzidos e conservados com objetivos culturais; os de arquivo, com objetivos funcionais. Errado.
C - Os documentos de biblioteca são colecionados de fontes diversas; os de arquivo não são objeto de coleção. Errado.
D - Os documentos de biblioteca são classificados através de métodos predeterminados e os de arquivo, pelas particularidades das instituições. Errado.
E - Os documentos de arquivo provêm tão só das atividades públicas e privadas e os da biblioteca são adquiridos por compra, doação ou permuta. Correto
Basicamente nas alternativas incorretas houve uma inversão de características entre documentos de arquivo e biblioteca.
Gabarito do professor: Letra "E"
-
Gab e
repostando a dica de um colega concurseiro:
a) Os documentos de biblioteca existem em numerosos exemplares e os de arquivo, em um único exemplar ou em limitado número de cópias.
b) Os documentos de biblioteca são produzidos e conservados com objetivos culturais; os de arquivo, com objetivos funcionais.
c) Os documentos de biblioteca são colecionados de fontes diversas; os de arquivo não são objeto de coleção.
d) Os documentos de biblioteca são classificados através de métodos predeterminados e os de arquivo, pelas particularidades das instituições
-
LETRA E.
DIFEREÇAS BÁSICAS ENTRE ARQUIVO E BIBLIOTECA:
ARQUIVO:
- FUNCIONAL
- ÚNICO EXEMPLAR OU LIMITADO NÚMERO DE CÓPIAS
- PRODUÇÃO OU RECEBIMENTO(FORMA DE INGRESSO NA INSTITUIÇÃO)
- ORGÂNICA
- VARIA DE INSTITUIÇÃO PARA INSTITUIÇÃO
BIBLIOTECA:
- CULTURAL
- MÚLTIPLOS EXEMPLARES
- COMPRA, DOAÇÃO OU PERMUTAÇÃO.
- COLEDÇÃO.
- PADRONIZADA.
-
- Os documentos de biblioteca existem em numerosos exemplares e os de arquivo, em um único exemplar ou em limitado número de cópias.
- Os documentos de biblioteca são produzidos e conservados com objetivos culturais; os de arquivos, com objetivos funcionais.
- Os documentos de biblioteca são colecionados de fontes diversas; os de arquivo não são objeto de coleção.
- Os documentos de biblioteca são classificados através de métodos predeterminados e os de arquivo, pelas particularidades das instituições.
-
Biblioteca: é o conjunto de material, em sua maioria impresso e não produzido pela instituição em que está inserido, de forma ordenada para estudo, pesquisa e consulta. Normalmente é constituida de coleções temáticas e seus documentos são adquiridos por meio de compra, doação ou permulta, diferentemente dos Arquivos, cujos documentos são produzidos ou recebidos pela própria instituição.
Vestcon Apostilas.
-
Gabarito: E.
- Os documentos de arquivo possuem caráter orgânico, mostrando a importância do conjunto documental, a “relação que os documentos mantêm entre eles”.
- Já os documentos de biblioteca possuem relação não orgânica, não precisando haver algum tipo de ligação entre eles.
Além disso, estes possuem numerosos (múltiplos) exemplares, ao contrário dos documentos de arquivo (onde cada setor produz o seu próprio documento, em exemplar único).
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
-
DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE ARQUIVO E BIBLIOTECA:
ARQUIVO:
- OBJETIVO FUNCIONAL
- ÚNICO EXEMPLAR OU LIMITADO NÚMERO DE CÓPIAS
- PRODUÇÃO OU RECEBIMENTO(FORMA DE INGRESSO NA INSTITUIÇÃO)
- ORGÂNICA
- CLASSIFICAÇÃO VARIA DE INSTITUIÇÃO PARA INSTITUIÇÃO
- AVALIAÇÃO: ~> preserva-se a documentação referente a uma atividade (CONJUNTO)
~> os julgamentos são FINAIS e IRREVOGÁVEIS
BIBLIOTECA:
- OBJETIVO CULTURAL
- MÚLTIPLOS EXEMPLARES
- COMPRA, DOAÇÃO OU PERMUTAÇÃO.
- COLEÇÃO (FONTES DIVERSAS).
- CLASSIFICAÇÃO PADRONIZADA (Utiliza métodos predeterminados).
- AVALIAÇÃO: ~> aplica-se a unidades isoladas
~> o julgamento não tem caráter irrevogável. (ou seja, é REVOGÁVEL)
~> o julgamento envolve questões de CONVENIÊNCIA