SóProvas


ID
2468020
Banca
Instituto de Seleção
Órgão
CREFITO - 1ª Região (PE, PB, RN e AL)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como superar o fim de um relacionamento? A ciência explica

Ter o “coração partido” é uma das experiências mais traumáticas da vida. No entanto, de acordo com um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, acreditar que está fazendo algo para superar o término de um relacionamento, independente como, pode ajudar a aliviar o sofrimento. Esse efeito placebo, segundo os cientistas, influencia regiões do cérebro associadas às emoções, liberando dopamina – um dos neurotransmissores responsáveis pelo sentimento de felicidade.

Durante décadas, pesquisas mostraram que as expectativas positivas, mesmo em tratamentos com pílulas sem ingredientes ativos na composição, podem aliviar mensuravelmente a dor. Neste estudo, os especialistas procuraram identificar o impacto do efeito placebo nas dores emocionais de uma rejeição romântica, por exemplo. "O término de um relacionamento é uma das piores experiências emocionais que uma pessoa pode ter ao longo da vida e pode ser um gatilho para problemas psicológicos", explicou ao Daily Mail Leonie Koban, um dos autores da pesquisa publicada no Journal of Neuroscience.

Para os pesquisadores, as recentes descobertas são importantes, considerando que rompimentos estão relacionados a um risco 20 vezes maior de desenvolver depressão em um ano. "Em nosso estudo, descobrimos que esse efeito placebo pode ter um grande efeito na redução dessa dor social", disse Koban. "Só o fato de que você está se engajando em algo para benefício próprio, e que pode lhe dar esperanças, já pode ter um impacto", completou Tor Wager, coautor do estudo.

                                           [...]

(Fonte:http://veja.abril.com.br/saude/como-superar-o-fim-de-um-relacionamento-a-ciencia-explica/. Adaptado.Acesso em: 14/05/2017)

O texto é, predominantemente,

Alternativas
Comentários
  • O texto expositivo é um tipo de texto que visa a apresentação de um conceito ou de uma ideia de explanar ou explicar um assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento, que se pretende desenvolver ou apresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espaço, a importância ou as circunstâncias do seu acontecer.

    O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.

    Um fato importante é a apresentação de bastante informação; caso se trate de algo novo esse se faz imprescindível.
    Quando se trata de temas polêmicos, a apresentação de argumentos se faz necessária para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.

  • 1.    Narração: tempo, lugar, fato, (pretérito perfeito), progressão temporal, não podendo alterar a sequência dos fatos.

    2.    Descrição: descreve objetos, pretérito imperfeito (terminação ava, ia). Apontar características, ausência do passar do tempo.

    3.    Dissertação: presente do indicativo, apresentam ideias. Não expõe o tempo.

    ·        Dissertação Expositivo: notícia, linguagem direta, informativa. Expor, apresenta fatos, estatística, não tem objetivo de convencer.

    ·        Dissertação Argumentativo: tem a função de influenciar o leitor a acreditar no que ele escreve.

    4.    Injuntivo: tem função de orientar o leitor, instruções. Receitas, leis, bulas, constituição, sinalização.

  • por que não é arqumentativo ?

  • Trata-se de um texto EXPOSITIVO pois tem por objetivo aumentar o conhecimento do leitor; após o TÓPICO FRASAL encontram-se dados estatíticos, testemunho de autoridades,explanação das idéias em cadeia.

  • Vá direto pro comentário de João Neto.

  • Perceba que o intuito do texto é passar uma informação ao leitor, que decorre de um estudo, logo houve discussões, testes, análises e constatações. Podemos perceber isso, por exemplo, no trecho: "'Em nosso estudo, descobrimos que esse efeito placebo pode ter um grande efeito na redução dessa dor social', disse Koban". Logo é um texto dissertativo expositivo-informativo (para quem divide em expositivo-informativo e expositivo-argumentativo), ou tão somente um texto expositivo.

     

     

    Não poderia ser argumentativo, pois há a ausência de recursos de persuasão e não se trata de um assunto polêmico, ou melhor, que admita visões e opiniões diversas, já que é um estudo. É claro que o argumentativo pode vir a se basear em um estudo/teoria, mas o subjetivismo nele impera, talvez um bom exemplo para este seja os benefícios e malefícios do café.

     

  • Gabarito Letra A

     

    Texto de dissertação

    àDissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.

    *Texto dissertativo

    Apresentar um ponto de vista.

    Focaliza uma opinião.

    Seu discurso objetivo

    Tempo verbal privilegiado é o presente do indicativo. (semântica de verdade universal)

    Objetivo do texto é convencer o leitor

    Sequência argumentativa

    Uso dos pronomes na 3° pessoa

    I) Dissertação-Exposição: Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia ideias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer.  Ex: aulas, resumos, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais, etc

     

  • Só pelo título você já consegue ter uma “ ideia “ de que o texto será expositivo.
  • Tô estudando direito tributário para ISS BH e essa questão no meio....