SóProvas


ID
2468488
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A organização colonial evoluiu em vários filos de animais, mas somente entre poucas aranhas e alguns insetos e vertebrados encontram-se indivíduos funcionalmente interdependentes, ainda que morfologicamente separados. A condição é, portanto, geralmente descrita como uma organização social (RUPPERT, E. E., BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 6ª ed. São Paulo: Roca, 1996). Sobre os insetos sociais, assinale a alternativa que NÃO APRESENTA informação correta acerca deste tipo de organização.

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa errada letra e)

     

       O próprio enunciado da alternativa se contradiz ao dizer que a rainha executa somente um vôo nupcial e em seguida diz que acumula esperma suficiente para durar até a "próxima" cópula.  Em verdade a rainha só faz um vôo nupcial, no início de sua vida, quando copula com até 17 zangões e acumula o esperma que irá utilizar durante toda a vida, pois não sairá mais da colméia para copular. 

     

       para saber mais: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_sisal/arvore/CONT000fckg3dhb02wx5eo0a2ndxytqx96jy.html

     

     Força... foco e fé.

          

  • Tenho dúvidas se a alternativa A também está incorreta...

    As organizações sociais evoluíram em duas ordens de insetos: os Isoptera (que compreendem os cupins) e os Hymenoptera (que incluem formigas, abelhas e vespas). Em todos os insetos sociais, nenhum indivíduo pode existir fora da colônia, e nem pode ser membro de qualquer colônia, mas somente daquela na qual se desenvolveu.

    Em determinado tempo, uma parte dos indivíduos saem de sua “colônia” de origem e formam outra. Nem sei se o termo colônia deveria ser empregado, uma vez que colônia é diferente de sociedade. Sendo colônia compostas por indivíduos anatomicamente fixados uns aos outros...