SóProvas


ID
2468824
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escrever é uma ação que envolve vários aspectos e “se houve um tempo em que era comum a existência de comunidades ágrafas, se houve um tempo em que a escrita era de difícil acesso ou uma atividade destinada a alguns poucos privilegiados, na atualidade, a escrita faz parte da nossa vida, seja porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos [...], seja porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações do dia-a-dia. [...] Em sua atividade, o escritor recorre a conhecimentos armazenados na memória relacionados à língua, ao saber enciclopédico, a práticas interacionais. Esses conhecimentos, resultado de inúmeras atividades em que nos envolvemos ao longo de nossa vida, deixam entrever a intrínseca relação entre linguagem/mundo/práticas sociais” (KOCH; ELIAS, 2011, p.31-44).

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.


Considerado o texto acima, analise as seguintes afirmações:

I. Conhecimento linguístico: [...] o produtor precisa ativar “modelos” que possui sobre práticas comunicativas [...] configuradas em textos, levando em conta elementos que entram em sua composição (modo de organização), além de aspectos do conteúdo, estilo, função e suporte de veiculação.

II. Conhecimento enciclopédico: [...] recorremos constantemente a conhecimentos sobre coisas do mundo que se encontram armazenados em nossa memória, como se tivéssemos uma enciclopédia em nossa mente, constituída de forma personalizada, com base em conhecimentos de que ouvimos falar ou que lemos, ou adquirimos em vivências e experiências variadas.

III. Conhecimento de textos: [...] é uma atividade que exige do escritor conhecimento da ortografia, da gramática e do léxico de sua língua, adquirido ao longo da vida nas inúmeras práticas comunicativas de que participamos como sujeitos eminentemente sociais que somos e, de forma sistematizada, na escola.

IV. Conhecimentos interacionais: [...] demanda ativação de modelos cognitivos que o produtor possui sobre práticas interacionais diversas, histórica e culturalmente constituídas.

A alternativa correta, que apresenta os tipos de conhecimentos ativados no processo de escrita, segundo as autoras, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    Conhecimento linguístico

    Abrange o conhecimento gramatical e lexical. Baseados nessse tipo de conhecimnto, podemos compreender: a organização do material linguístico na superfície textual. 

    Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo

    Refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo - uma espécie de tbesaurus mental - bem como a conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espácio-temporalmente situados, permitindo a produção de sentidos. A leitura dinâmica é um método caracterizado por técnicas que propiciam uma leitura com mais rapidez. 

    Conhecimento interacional

    Refere-se a forma de interação por meio da linguagem e engloba os conhecimentos:

    ilocucional; comunicacional; metacomunicativo; superestrutural.

    Conhecimento ilocucionalPermite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacional.

       2. Conhecimento comunicacional

    Diz respeito à:

    Quantidade de informação necessária, numa situação comunicativa concreta, para que o parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção do texto; Seleção da variante linguística adequada a cada situação de interação; Adequação do gênero textual. 

        3. Conhecimento metacomunicativo

    É aquele que permite ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação pelo parceiro dos objetivos com que é produzido. Para tanto, utiliza-se de vários tipos de ações linguísticas configuradas no texto por meio da introdução de sinais de articulação ou apoios textuais, atividades de formulação ou construção textual. 

        4. Conhecimento superestrutural ou conhecimento sobre gêneros textuais

    Permite a identificação de textos como exemplares adequados aos diversos eventos da vida social. Envolve também conhecimentos sobre as macrocategorias ou unidades globais que distiguem vários tipos de textos, bem como sobre a ordenação ou sequenciação textual em conexão com os objetivos pretendidos. 


    KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. - 2. ed. 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2007. 

    https://lereproduzirahistoriadosaber.blogspot.com/2017/05/leitura-sistemas-de-conhecimentos-e.html