SóProvas


ID
2470636
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), previsto na Lei n.º 12.462/2011, julgue o item subsequente.

É admitido o emprego dos mecanismos privados de resolução de disputas, como arbitragem e mediação, para dirimir conflitos decorrentes dos contratos sujeitos ao RDC.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Lei 12462 RDC
    Art. 44-A.  Nos contratos regidos por esta Lei, poderá ser admitido o emprego dos mecanismos privados de resolução de disputas, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa, nos termos da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996, e a mediação, para dirimir conflitos decorrentes da sua execução ou a ela relacionados

    bons estudos

  • A título de informação, segundo Leandro Bortoleto (Direito Administrativo, Jus Podium), o art. 44-A da Lei 12.462/11 está com a eficácia suspensa. (STF: MS 33.889)

  • * A TÍTULO DE CONTRIBUIÇÃO ao comentário de Frederico Marques, segue matéria sobre a suspensão da eficácia do dispositivo que envolve a questão: "http://www.olicitante.com.br/stf-suspende-eficacia-13190/".

    ---

    Bons estudos.

  • Contribuindo com os colegas,

    Apesar da decisão em caráter liminar, é bom lembrar, a questão pediu o "previsto na lei" e no site oficial do planalto ainda está com a redação colocada pelo Renato. Assim, acredito que não devemos considerar a decisão de uma liminar ao se resolver questões pedindo a letra da lei.

  • A resolução da presente questão pressupõe que seja aplicada a norma do art. 44-A da Lei 12.462/2011, que ora transcrevo:


    "Art. 44-A. Nos contratos regidos por esta Lei, poderá ser admitido o emprego dos mecanismos privados de resolução de disputas, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa, nos termos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996, e a mediação, para dirimir conflitos decorrentes da sua execução ou a ela relacionados."


    Assim sendo, considerando que a proposição conta com expresso amparo legal, inexistem equívocos a serem apontados.



    Gabarito do professor: CERTO