-
Gabarito ERRADO
IN SCI 01
6. Quando o Órgão ou Unidade de Controle Interno do Poder Executivo Federal não obtiver elementos comprobatórios suficientes e adequados, de tal modo que impeça-o de formar opinião quanto à regularidade da gestão, a opinião decorrente dos exames fica sobrestada, por prazo previamente fixado para o cumprimento de diligência pelo órgão ou entidade examinado, quando então, mediante novos exames, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal emitirá o competente Certificado. Neste caso, quando sobrestado o exame, o órgão do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal deve dar ciência da ocorrência ao Tribunal de Contas da União.
Por fim, na auditria independente, a falta de evidencias também nao enseja, de plano, a abstenção de opinião, pois se a distorção for relevante mas nao generalizada, a opiniao será com ressalvas.
bons estudos
-
Auditoria Interna ==> recomendações
Auditoria Externa ==> Opinião (Relatório de Auditoria)
Bons estudos.
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar essa questão sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
Pois bem, esta questão se baseia na IN 01/2001, atualmente revogada pela IN CGU 3/2017.
Seja como for, a IN 01/2001 assim se pronunciava:
Quando o Órgão ou Unidade de Controle Interno do Poder Executivo Federal não obtiver
elementos comprobatórios suficientes e adequados, de tal modo que impeça-o de formar opinião quanto à regularidade da gestão, a opinião decorrente dos exames fica sobrestada, por prazo previamente fixado para o cumprimento de diligência pelo órgão ou entidade examinado, quando então, mediante novos exames, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal emitirá o competente Certificado.
Portanto, na situação descrita pela questão, a opinião ficaria sobrestada até novo exame. Não haverá parecer com abstenção de opinião, como afirma a assertiva.
Gabarito do professor: ERRADO.
-
Os relatórios com “abstenção de opinião” ocorrem quando o auditor não obtém evidência apropriada e suficiente para concluir sobre as demonstrações contábeis.
Ou seja, esse tipo de relatório é realizado apenas em Auditorias Financeiras, não sendo utilizado nas Auditorias de Conformidade e Operacional e nem nas Auditorias Internas.
Resposta: Errado