SóProvas


ID
2471761
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que diz respeito à arquitetura de computadores, julgue o item seguinte.

Um processador, além de ler instruções e dados, recebe sinais de interrupção.

Alternativas
Comentários
  • Pedido de Interrupção: Endereços de IRQ.

    Ao ser avisado através de qualquer um destes canais, o processador imediatamente pára qualquer coisa que esteja fazendo e dá atenção ao dispositivo, voltando ao trabalho logo depois.

    Se não fossem pelos endereços de IRQ, o processador não seria capaz de ler as teclas digitadas no teclado, nem os clicks do mouse, a sua conexão pararia toda vez que abrisse qualquer programa e assim por diante. Se você está sentado na cadeira agora, lendo este texto é graças a eles :-)

     

    fonte: http://www.hardware.com.br/livros/hardware-manual/pedido-interrupcao-irq.html

  • IRQ é abreviação de "Interrupt Request Line". Os endereços de IRQ são interrupções de hardware, canais que os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção do processador.

    Na maioria das situações, o sistema operacional simplesmente chaveia entre os aplicativos ativos, permitindo que ele utilize o processador durante um determinado espaço de tempo e passe a bola para o seguinte. Como o processador trabalha a uma freqüência de clock muito alta, o chaveamento é feito de forma muito rápida, dando a impressão de que todos realmente estão sendo executados ao mesmo tempo

    No caso dos processadores dual-core, temos na realidade dois processadores, de forma que dois threads podem ser processados simultaneamente, mas o princípio continua o mesmo, já que em um PC típico temos um número sempre muito maior de aplicativos ativos.

    Muitas operações, entretanto, não podem esperar. O exemplo mais típico são os caracteres digitados no teclado e os movimentos do mouse (que precisam ser interpretados rapidamente pelo sistema, mesmo enquanto o PC está executando tarefas pesadas), mas existem muitas outras operações que precisam de atenção semelhante, incluindo as transferências de dados recebidos através da placa de rede, operações de leitura e escrita nos HDs e assim por diante.

    A placa de rede, por exemplo, não pode ficar simplesmente esperando que chegue a sua vez dentro do sistema multitarefa, pois isso retardaria a transmissão dos pacotes, aumentando o ping e reduzindo a taxa de transmissão da rede.

    É neste ponto que entram os endereços de IRQ. Ao ser avisado através de qualquer um desses canais, o processador imediatamente pára qualquer coisa que esteja fazendo e dá atenção ao dispositivo, voltando ao trabalho logo depois. Cada endereço é uma espécie de campainha, que pode ser tocada a qualquer momento. Se não fossem pelos endereços de IRQ, o processador não seria capaz de ler as teclas digitadas no teclado ou os clicks do mouse, a transmissão de dados através da rede pararia toda vez que você abrisse qualquer programa e assim por diante.